Estágios profissionais garantem mais de cem vagas de empregos aos jovens da província do Cuanza Norte

Cento 71 jovens, contemplados com estágios profissionais remunerados, na província do Cuanza Norte, adquiriram o primeiro emprego em empresas e fábricas, no âmbito do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE), soube a ANGOP, nesta quarta-feira.

Em declarações à imprensa, o responsável local do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), João Gaspar, indicou que os postos de trabalho foram criados em empresas e fábricas como a EKA e têxtil (ex-Satec), ENDE e nos ramos hoteleiros, pecuário, entre outros.

João Gaspar asseverou que, desde 2022, foram alocadas 289 bolsas de estágios profissionais, avaliadas em 16 milhões de kwanzas.

No quadro do mesmo projecto, foram igualmente entregues 134 carteiras profissionais a jovens que frequentaram cursos profissionais.

O estágio profissional é um programa criado no âmbito de uma parceria entre o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e o projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOR), com financiamento da União Europeia.

Os Estágios RETFOR são remunerados com uma bolsa de estágio variável, indexada ao salário mínimo nacional, em função da qualificação do estagiário e do sector de actividade da empresa.

As bolsas de estágio são financiadas pelo INEFOP em 90%, no caso de empresas, ou em 100%, para instituições sem fins lucrativos.

Por outro lado, João Gaspar informou que no quadro das acções que visam o fomento do auto-emprego e promoção da empregabilidade, foram criados, na província, 9.573 empregos directos e indirectos, sendo 8.628 postos de trabalho por via do auto-emprego, 774 através de micro-créditos e 171 pela adopção de estágios profissionais.

O responsável explicou que, no âmbito do PAPE, foram distribuídos 2.019 kits profissionais ligados às áreas de pastelaria, culinária, agricultura, electricidade, alvenária, recauchutagem e carpintaria.

Adiantou que 258 jovens empreendedores beneficiaram de micro-créditos, no valor de 320 mil kwanzas por cada projecto.

Além do PAPE, informou, 2.179 candidatos inscreveram-se nos centros de emprego e formação profissionais na província para solicitar emprego.

Fonte: Angop

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/sociedade/estagios-profissionais-garantem-mais-de-100-empregos/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREG