Biografia de Abel Chivukuvuku História/Trajectória

Biografia de Abel Chivukuvuku

Conheça hoje a História de Abel Chivukuvuku Biografia/Curiosidades/Trajectória.

Abel Epalanga Chivukuvuku, antigo conselheiro político de Jonas Savimbi, o líder histórico da UNITA, é um Político angolano carismático, notado pelo seu alto nível Patriótico, demonstrado por ele nos últimos anos nas suas tentativas insistentes de Garantir a Paz, a integridade territorial, a unidade nacional, a harmonia, a liberdade, a ordem, a igualdade de oportunidades e a Justiça Social.

Abel Chivukuvuku é sem sombras de dúvidas um potencial candidato a presidência da República de Angola.

Biografia de Abel Chivukuvuku
Biografia de Abel Chivukuvuku

Família de Abel Chivukuvuku

Nascido a 11 de Novembro de 1957, na localidade de Luvemba, município do Bailundo, província do Huambo (planalto central) é filho de Pedro Sanjando Chivukuvuku e de Margarida Chilombo Chivukuvuku.

É casado com a professora Maria Vitória Ferreira Chivukuvuku e pai de três filhos.

Formação de Abel Chivukuvuku

Em 1975, Abel Chivukuvuku frequentou o ensino secundário no Liceu Norton de Matos, no Huambo. Em 1986 formou-se em telecomunicações militares e serviços de inteligência militar na Alemanha e em 1988 diplomou-se em língua inglesa na universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Licenciou-se em 2001 em Relações Internacionais na Universidade da África do Sul (UNISA), Em 2003 Abel Chivukuvuku fez especializações em Administração do Desenvolvimento e em Comunicação em na Universidade na Sul Africana (UNISA).

No ano de 2004, o político carismático fez um Curso intensivo de 18 meses (1 ano e meio) em Planeamento Estratégico, ministrado pelo Instituto Republicano Internacional. Dois anos depois, isso em 2006, Civukuvuku fez o Mestrado em Relações Internacionais na Universidade da África do Sul (UNISA)

Funções e Trajectória Política de Chivukuvuku

Abel Epalanga Chivukuvuku Ingressou na UNITA em 1974, primeiro na organização juvenil e mais tarde, em 1979, como militar do braço armado da organização, tendo sido tenente e exercido o cargo de chefe adjunto dos Serviços de Telecomunicações Externas do movimento, em Kinshasa (RDCongo).

Entre 1982 a 1986, já como tenente-coronel, foi chefe adjunto dos Serviços de Inteligência Militar da UNITA e, entre 1987 e 1988, representante adjunto da organização em Portugal, seguindo depois para o Reino Unido onde exerceu idênticas funções .

Com a patente de brigadeiro, entre 1989 e 1991 representou a UNITA junto da ONU e dos países do Leste Europeu, tendo sido depois nomeado chefe adjunto da delegação da UNITA na Comissão Conjunta Político Militar (CCPM).

Em 1992 foi designado secretário das Relações Externas da UNITA e mandatário eleitoral da lista de candidatos deste partido às legislativas e da candidatura de Jonas Savimbi às presidenciais, cuja primeira volta se realizou em simultâneo.

Em 1993 foi ferido nos confrontos militares de Novembro em Luanda e mantido sob custódia das autoridades governamentais quase durante um ano.

Entre 1995-96 foi assistente político permanente de Jonas Savimbi, tendo sido escolhido como enviado do presidente da UNITA junto do chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

Como parlamentar foi Deputado e líder da bancada da UNITA entre 1997 e 1998.

Depois do fim da guerra em Angola (2002) foi secretário para os Assuntos Parlamentares, chegando a ser Chefe da Campanha Eleitoral do candidato a Presidência da UNITA, Sr. Isaias Samakuva, no último congresso realizado em 2003, que o elegeu secretário para os Assuntos Constitucionais e Eleitorais, cargo este que exerceu até 2005.

Entre os anos 2004 à 2008 Chivukuvuku foi Deputado da Assembleia Nacional e Deputado do Parlamento Pan-Africano.

Em 2011 foi Suspenso dos órgãos de direcção da UNITA, Chivukuvuku demitiu-se como membro deste partido, fundando em Março de 2012 um novo movimento/partido, a CASA–CE – Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral. Eleito Presidente da CASA-CE

Abel Chivukuvuku da UNITA para a CASA-CE

Em 2012, abandonou a UNITA, a cinco meses das eleições gerais, e fundou a sua organização política, CASA-CE, que nesse mesmo ano concorreu às eleições gerais, tendo eleito oito deputados – transformando-se assim na terceira força politica do país. Se for eleito Presidente de Angola no dia 23 de agosto, Chivukuvuku propõe a implantação de uma nova era para os angolanos, que se traduz na erradicação da fome em cinco anos.

“Temos todos de votar numa nova escolha. A mudança abre uma nova era. Uma nova postura governativa e novas prioridades. Continuar com o mesmo Governo, as mesmas pessoas, as mesmas práticas, os mesmos comportamentos e os mesmos vícios, é prejudicar o pais,” defende.

“A CASA-CE está decidida a acabar com a fome em cinco anos e a erradicar a pobreza extrema em dez anos. O importante é aplicar os imensos recursos do pais em beneficio dos angolanos,” promete o político.

Abel Chivukuvuku da CASA-CE para o PRA-JÁ Servir Angola

O afastamento de Abel Chivukuvuku da CASA-CE abriu um novo capítulo na história da política angolana,

Depois de ser afastado do CASA-CE, Abel Civukuvuku fundou o partido Político Prá já servir Angola.

Saiba também:
– 65 Modelos de CVs para Baixar e Editar
– Recrutamento na Africell em 2022

Referências:

-Angola/ UNITA: Dados biográficos de Abel Chivukuvuku – JN
https://www.jn.pt/arquivo/2007/angola-unita-dados-biograficos-de-abel-chivukuvuku-700209.html?id=700209

-Abel Epalanga Chivukuvuku – Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Abel_Epalanga_Chivukuvuku

-ABEL EPALANGA CHIVUKUVUKU
https://web.archive.org/web/20180822113508/http://www.casace.org/content/abel-epalanga-chivukuvuku

-Angola Fala Só – Bilhete de Identidade de Abel Chivukuvuku – VOA
https://www.voaportugues.com/a/angola-fala-so-bilhete-de-identidade-de-abel-chivukuvuku/2445382.html

-A trajetória de Abel Chivukuvuku, político que promete pôr fim à corrução e à pobreza em Angola – DW
https://www.dw.com/pt-002/a-trajet%C3%B3ria-de-abel-chivukuvuku-pol%C3%ADtico-que-promete-p%C3%B4r-fim-%C3%A0-corru%C3%A7%C3%A3o-e-%C3%A0-pobreza-em-angola/a-39885085