Governo reforça ELISAL

O Governo Provincial de Luanda entregou, esta terça-feira, meios operacionais a Empresa de Saneamento e Limpeza de Luanda (ELISAL), para reforçar a sua capacidade de actuação.

Entre os meios entregues pelo governador Manuel Homem, destacam-se dois porta-máquinas, 12 carrinhas para apoio aos trabalhadores, 29 camiões compactadores, 43 motos de sucção, carros-vassouras, trituradores de auxílio ao serviço de jardinagem e uniformes para os operários.

Em declarações à imprensa, no final da visita de constatação, o governador provincial de Luanda informou que a ELISAL está a reerguer-se com equipamentos, formação de quadros e melhoria das condições sociais dos trabalhadores.

Disse que o governo pretende entregar, até ao final do corrente ano, mais 50 camiões à ELISAL e exortou aos citadinos de Luanda para contribuírem na manutenção e preservação do bem público.

Por outro lado, falou da elaboração de um novo programa de recolha de resíduos sólidos, que será amplamente divulgado e deverá merecer a colaboração dos cidadãos, no cumprimento dos horários.

Questionado sobre a recolha de resíduos sólidos em zonas de difícil acesso, Manuel Homem adiantou que está em curso um projecto de licenciamento de mais cooperativas, que vão tirar o lixo do interior dos bairros e colocar em pontos de recolha da ELISAL.

Sobre a venda ambulante na capital do país, Manuel Homem avançou que, nos próximos dias, vai reunir com o Conselho Provincial do Ordenamento do Trânsito, entre outras entidades, para estabelecer uma estratégia de emergência, para o exercício do comércio em zonas seguras.

Apelou aos automobilistas e transeuntes para se absterem da compra de produtos na via pública.

Por sua vez, o presidente do conselho de administração da ELISAL, Gonçalves João Imperial, realçou que para tratar do saneamento dos sete municípios, sem constrangimentos, a sua instituição precisa de cerca de 180 camiões compactadores.