Casos de hepatites no país

Dois mil quinhentos e cinquenta e dois casos de hepatites virais foram notificados, entre 2021 e 2022, pelo Instituto Nacional de Luta contra o Sida, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, a instituição.

De acordo com a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Sida, Maria do Rosário Marques, que falava durante um worskhop sobre hepatites, os casos notificados foram em crianças, adolescentes, adultos e grávidas.

Hepatite é um tipo de inflamação do fígado causada por vírus e bactérias diversos e até pelo consumo excessivo de álcool e drogas.

As hepatites virais mais frequentes são A ,B e C, sendo a de maior prevalência no país a do tipo B. Angola apresenta uma prevalência de 14 por cento de hepatite B, uma taxa considerada das mais altas, a nível da África Subsariana.

Por outro lado, a responsável assegurou que a vacina ainda é a melhor forma de prevenção em bebés e mulheres em idade fértil.

Apelou a todos a conhecerem o seu estado serológico precocemente e buscar informações sobre a vacina.

Já a chefe do Departamento do Apoio Clínico Medicamentoso do INLS, Graça Elizabeth Manuel, que apresentou a situação actual da implementação do programa das hepatites, o mesmo está em execução em três províncias, designadamente Luanda, Benguela e Cuanza Sul.

A nova abordagem para o atendimento de pacientes e principalmente a transmissão de informação para a população no cuidado a ter com as hepatites, são algumas das novas valências do programa acima referido, adiantou.

Garantiu que o país possui medicamentos para o tratamento das hepatites, basta apenas o utente se dirigir a uma unidade sanitária para primeiramente ser avaliado, diagnosticado e tratado.

Hepatites no mundo

Segundo um estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 70 por cento das infecções por hepatite B em todo mundo ocorrem em África, onde 91 milhões de pessoas padecem dessa doença.

Em 2021, apenas 2 por cento dos infectados com hepatite B foram diagnosticados e apenas 0,1 por cento receberam tratamento.

Fonte: Angop.ao

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/saude/notificados-mais-de-dois-mil-casos-de-hepatites-no-pais/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO