Jovens reforçam aposta em empregos

Os jovens vão apostar, cada vez mais, na promoção de empregos na Saúde Pública, por ser uma das áreas de maior empregabilidade no país, considerou, quinta-feira(17), em Luanda, o presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga.

Para isso, o responsável, que falava durante um encontro com a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou a realização do Fórum de Empreendedorismo a nível do sector da Saúde Pública, a acontecer em breve.

O presidente do CNJ explicou que a realização do fórum vai ajudar a criar várias sessões formativas de empreendedorismo da Saúde, de modo a promover maior empregabilidade no país.

“Estamos a trabalhar, para, num futuro breve, realizar este fórum, que vai acontecer em espaços de três meses”, avançou, para acrescentar que existe total disponibilidade do CNJ em trabalhar com as demais organizações juvenis, no apoio ao Ministério da Saúde nas mais variadas campanhas de sensibilização que têm levado a cabo no país.

“O Conselho Nacional de Juventude está a lutar de formas a ajudar o Governo Central a encontrar novos mecanismos de empregabilidade dos jovens em todo o país”, disse.

Isaías Kalunga fez saber que o empreendedorismo a nível da Saúde é o nascer de pequenos empresários, que podem fazer acessórios de apoio ao sector, como batas e outros equipamentos que os hospitais precisam.

O responsável juvenil avançou que esses pequenos empreendedores podem receber financiamento do CNJ, de modo a criar e a montar pequenas fábricas que estariam para dinamizar o sector da Saúde.

 Jovens aumentam em 35% no sector

A ministra Sílvia Lutucuta afirmou que a força de trabalho no sector da Saúde aumentou em cerca de 35 por cento, sendo a maioria jovem.

Ao considerar o CNJ um importante parceiro para o sector, a governante, embora não tenha adiantado previsão de um acordo de imediato, garantiu a criação de uma equipa técnica para trabalhar com o Conselho, de modo a preparar um plano de iniciativa de curto, médio e longo prazos.

Sílvia Lutucuta esclareceu que essa equipa vai ser constituída por técnicos das áreas específicas, com destaque para Direcção Nacional da Saúde, Gabinete Técnico e Informação, Agência Reguladora de Medicamentos e Tecnologias de Saúde, Inspecção, hospitais e Intercâmbio, que é o coordenador do plano específico.

A ministra referiu que os técnicos vão estar disponíveis para abordar os vários diplomas existentes e saber que mecanismos são necessários para algumas áreas em que os jovens podem empreender.

Sobre as Cooperativas de Saúde, uma iniciativa do CNJ, referiu que merece reflexão e estudo profundos, por existir questões importantes ligadas aos recursos humanos e financiamento de infra-estruturas, assentes na legislação vigente, lei de base e nos diplomas legais que existem na prestação de serviços em saúde.

A par disso, no encontro foi abordado assuntos relacionados com o processo de formação especializada, periodicidade dos concursos públicos e os grandes ganhos que o sector da Saúde registou no quadro da empregabilidade no país.

Fonte: Jornal de Angola

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/jovens-reforcam-aposta-em-empregos-na-saude/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO