Saúde nega incompatibilidade com vacinas

O Gabinete Provincial da Saúde esclareceu hoje, segunda-feira, no Lubango que quem fez as primeiras doses da AstraZeneca, marca indisponível de momento, por questões operacionais, pode fazer a quarta com outro tipo de vacina.

O mesmo acontece para quem já fez a primeira a terceira dose da Pfizer, pode fazer a quarta dosecom a Sinopharm, para que já fez as duas doses da Johnson & Johnson pode fazer a da Pfizer, segundo o porta-voz do Gabinete Provincial da Saúde na Huíla, Júlio Madaleno.

O responsável falava em declarações à ANGOP hoje, segunda-feira, a propósito da abertura da Campanha de Vacinação Integrada contra o sarampo/rubéola, a pólio, a vitamina A e a covi-19, esta última iniciou a administração da quarta dose, em todo o país.

A fonte afirmou não haver incompatibilidade em apanhar vacinas diferentes, porque segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as referidas vacinações interligam-se e os antígenos podem fazer o cruzamento normal, sem deixar sequelas.

Declarou ainda para quem já está com intervalos longos, superiores a três meses sem apanhar a vacina, pode voltar a fazer a dose que falta sem dificuldade.

“Queremos que todo o mundo seja vacinado para podermos lutar contra a covid-19 e as suas variantes, pois é uma doença que veio para ficar e se não mantermos as imunidades colectivas e individuais poderemos registar mais casos e óbitos pela patologia”, continuou.

Realçou que a província tem disponíveis perto de 32 mil doses da Johnson & Johnson, mais de 40 mil da Sinopharm e da Pfizer, pretendendo vacinar mais de um milhão e 300 mil pessoas com a quarta dose.

Para a mobilidade da campanha, do ponto de vista operacional, Júlio Madaleno destacou estar tudo organizado, com equipas avançadas e móveis, pois estão disponíveis 200 vacinadores, 400 mobilizadores, 400 enfermeiros, mais de 60 viaturas.

Fez saber que a província está com um registo médio de três casos diários de covid-19 e está com um acumulado de três mil 898 casos, destes 229 óbitos, recuperados três mil 648 e 21 casos activos.

Até a semana finda, a Huíla já administrou dois milhões 123 mil 014 doses de vacinas da Pfizer, Moderna, Johnson & Johnson, Sinopharm, AstraZeneca e a Sputnik V em um milhão 597 mil 698 pessoas.

Para a campanha de vacinação de sarampo/rubéola, pólio e vitamina, a saúde tem por vacinar 439 mil crianças menores de cinco anos, uma actividade que decorre até dia 04 de Dezembro próximo.

Fonte: Angop.ao

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/saude/saude-nega-incompatibilidade-na-imunizacao-com-vacinas-diferentes/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO