Disponibilizado mais de cinco milhões de dólares para educação pela Coreia do Sul

Ndalatando – Cinco milhões 760 mil dólares foram disponibilizados pela Agência de Cooperação Internacional da Coreia do Sul (KOICA), para financiar projectos de desenvolvimento e melhoria da educação em zonas rurais, em Angola, Congo Democrático e Namíbia.

A informação foi prestada, sexta-feira, pelo coordenador do KOICA, Sungchul Kim, quando falava no lançamento do projecto de “Melhoria da qualidade da educação nas áreas rurais”, a ser implementado nas províncias do Cuanza Norte, Malanje e Uíge.

Disse que o programa prevê abranger 75 mil cidadãos dos três países, onde a agência pretende reforçar a formação dos cidadãos das zonas rurais no domínio das tecnologias de informação desde a tenra idade.

De acordo com o responsável,  também o embaixador da Coreia do Sul no Congo Democrático, o programa representa a continuidade de dois projectos para o desenvolvimento das comunidades rurais em três províncias de Angola.

Sungchul Kim realçou a aposta da Coreia do Sul em contribuir na capacitação de professores para ajudar as crianças do ensino primário e residentes nas zonas rurais a aprender a ler e a escrever, manusear computadores, melhorar o conhecimento sobre educação sexual, igualdade no género e outras acções de formação integral.

Para implementação do projecto em Angola, a coordenação da Agência de Cooperação Internacional da Coreia do Sul seleccionou as Escolas do Magistério Primário, tuteladas pela organização Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), que opera no país há 27 anos.

 Na ocasião, a ministra da Educação, Luísa Grilo, destacou o impacto multidisciplinar do projecto nas comunidades rurais das províncias abrangidas, que, além  da formação para o domínio da Língua Portuguesa, Matemática e outras disciplinas, insere também a componente de capacitação das crianças  na área das tecnologias de informação.

Realçou também o facto de contribuir para melhoria das condições das infraestruturas e aperfeiçoamento das técnicas de ensino.

A ministra reafirmou o empenho do sector na  valorização do capital humano, por via da elevação das condições de trabalho e melhoria do salário dos docentes.

 Por seu turno, a coordenadora da ADPP em Angola, Rikke Viholm, reafirmou  a aposta da organização em implementar a experiência de mais de duas décadas de serviço em Angola, para o sucesso do projecto, que representa a terceira fase da parceria com a KOICA, desde 2009.

 A cerinómia de lançamento do projecto, ocorrida no município de Lucala, foi presidida pela  ministra da Educação, Luísa Grilo.

Contou com a participação da vice-governadora do Cuanza Norte para Área Política, Económica e Social, Luzia Sebastião, entidades do Governo do Cuanza Norte  e convidados.

Fonte: ANGOP

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/educacao/coreia-do-sul-disponibiliza-mais-de-usd-5-milhoes-para-educacao-em-africa/

 

 

INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no YouTube e CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO