Estudantes e antigos combatentes vão dispor de passes sociais gratuitos em Angola

Os estudantes, as pessoas com necessidades especiais, os idosos e antigos combatentes vão beneficiar de passes sociais, que os habilita a usarem de forma gratuita nos autocarros públicos. O facto foi avançado, ontem, pelo presidente da Comissão Executiva da Empresa Nacional de Bilhética Integrada.

Mário Singui disse, durante a assinatura de dois protocolos de cooperação com as empresas portuguesas de transporte Metropolitana de Lisboa e Intermodais do Porto, para desenvolver a cooperação técnica, científica e humana, que as sinergias estão reunidas no intuito de melhorar a mobilidade urbana no país.

Os estudantes, destacou, constituem o grupo prioritário, “por isso se efectuaram cadastros a nível das escolas, onde foram registados mais de 4 mil estudantes, de um total 30 mil, do levantamento feito a nível de Luanda e que apanham o autocarro”.

Com base nos dados, salientou, os quatro mil estudantes que estão no sistema vão receber os passes, ainda este ano, tão logo estejam criadas as condições técnicas e financeiras para o início do processo.

Os passes sociais, esclareceu, vão ter a características de cartões plásticos, com a utilidade de multifunção, para operar em autocarros, comboios e barcos. “São destinados aos estudantes, pessoas com necessidades especiais, idosos e antigos combatentes”.

O principal objectivo do acordo com as empresas portuguesas, referiu, é a troca de experiência e a capitalização do conhecimento adquirido pela empresa Transportes Metropolitano de Lisboa e Transportes Intermodais do Porto na matéria da bilhética.

“As duas empresas existem há mais de 20 anos e operam numa grande região. A proposta foi feita à elas por possuírem experiência neste tipo de tecnologia, que além de trazer ganhos e eficiência operacional também traz benefícios ambientais”, avançou.

A empresa Metropolitano de Lisboa, salientou, tem diversas iniciativas no domínio da tecnologia e equipamentos, de forma a acelerar o processo no cadastro dos utentes, assim como na integração da tarifaria, para encontrar um modelo em que o utente de autocarro possa apanhar também o barco ou o comboio, com um único passe.

“Os passes sociais são para breve e é um tema que está na gestão do Executivo, porque oneram no Orçamento Geral do Estado. Portanto decorrem os últimos acertos para dar início a emissão dos passes”, informou.

  Transformações e modernizações propostas para a área dos transportes

O secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue Calumbo, disse que o acordo assinado é de extrema importância, por representar um ganho quanto a transformação e a modernização dos transportes urbanos em Angola, plano que começou há um ano e meio, com a implantação do sistema de bilhética integrada nos transportes urbanos de Luanda e da Huíla.

“Com as duas parcerias vai se evitar cometer determinados erros e fazer um caminho melhor e acima de tudo organizar, da melhor forma, o transporte urbano nas principais cidades”, referiu, além de sublinhar que o trabalho vai ser realizado em estreita coordenação com o Governo Provincial de Luanda, o detentor dos contratos de concessão da exploração da rede dos transportes urbanos de Luanda. “Depois pretendemos ir para as outras cidades de Angola”.

Principais vantagens

Para o Administrador dos Transportes Intermodais do Porto, Manuel Teixeira, o acordo é a porta de entrada para o sistema de transporte que Angola quer implementar, com vantagens aos operadores e utilizadores, através da criação de um sistema de bilhética com tarifários únicos. “É preciso agora modernizar o ecossistema dos transportes públicos angolano, por meio de um sistema de bilhética intermodal”.

O presidente dos Transportes Metropolitanos de Lisboa, Faustino Gomes, sublinhou “o empenho que as empresas e trabalhadores vão colocar para o protocolo ser muito mais do que um conjunto de intenções”. “Dentro de pouco tempo, vamos estar a comunicar ideias partilhadas e a celebrar o trabalho concretizado em serviços que facilitem o dia-a-dia do cidadão”.

A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) tem a seu cargo a implementação e gestão do Sistema Nacional de Bilhética Integrada, para os passes sociais e regulares dos transportes públicos e colectivos de passageiros, que numa primeira fase irá abranger as províncias de Luanda e da Huíla.

Fonte: JA

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/estudantes-e-antigos-combatentes-vao-dispor-de-passes-sociais-gratuitos/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO