Instituições do Ensino Superior devem ser agentes da transformação da educação em Angola

Talatona – A ministra do Ensino Superior, Maria do Rosário Bragança, disse, esta terça-feira, em Luanda, que as instituições do ensino superior devem estar capacitadas como agentes da transformação da educação no geral.

Maria do Rosário Bragança defendeu que este papel justifica-se porque não existe ensino superior sem educação básica e o que se faz num nível repercute-se no outro.

Segundo a governante, que falava à imprensa durante o Encontro Nacional dos Estudantes Universitários, para poderem desempenhar este papel, os gestores das instituições estão já a realizar cursos de especialização de gestão do ensino superior.

Para a ministra, é preciso potenciar as instituições do ensino superior para criarem planos de desenvolvimento institucional que, se forem realizados com o envolvimento de toda comunidade académica, constituem marco para o seu desenvolvimento.

Durante o discurso de abertura do encontro, Maria Bragança falou dos desafios quer a nível do financiamento para a investigação científica quer ao nível da capacitação do pessoal docente e não docente, dos investigadores científicos, da melhoria das infra-estruturas físicas e tecnológicas e do aumento do processo de transformação digital no ensino superior.

A ministra apontou ainda a melhoria do currículo dos cursos, não só do processo da harmonização curricular, mas também instou as instituições a incutir nos currículos a vertente inovação pedagógica.

Por seu turno, a estudante Leandra Nunes espera que o Ministério do Ensino Superior implemente as soluções saídas do encontro sobre os problemas que afligem a camada estudantil do país.

Já o estudante Joaquim Costa afirmou que só será possível discutir qualidade de ensino quando se avaliar de facto o produto deste ensino: o estudante, formado nas dimensões transversais e que estará ao serviço da sociedade ,ai onde for colocado.

Sob o lema “estudantes unidos pela qualidade do ensino superior em Angola”, este encontro teve como objectivo partilhar com os estudantes a visão do Governo sobre os desafios e as perspectivas de desenvolvimento do ensino superior no país.

Fonte: ANGOP

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/educacao/governo-quer-universidades-como-agentes-da-transformacao-da-educacao/

 

 

 

INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO