Governo angolano promete reabilitar e apetrechar as morgues de Luanda

O Governo angolano promete reabilitar e apetrechar as morgues de Luanda que se encontram em estado avançado de degradação.

Para execução das obras, o Presidente da República, João Lourenço, autorizou uma despesa de 45.3 milhões de euros e a abertura do Procedimento de Contratação Simplificado pelo critério material, de acordo com o Despacho Presidencial nº 221/23 de 14 de Setembro a que a Rádio Correio da Kianda teve acesso.

Sobre o assunto, o sociólogo Samora Neves diz que é vocação do Governo criar as condições que visam cuidar dos restos mortais, atribuindo comodidade aos entes querido.

“Todo Governo que se preze encontra locais próprios para tratar dos mortos. Como já sabemos, Luanda não tem sido fácil a gestão das morgues”, comentou.

Para o jurista Hélder Chiyuto, o povo angolano vive abaixo da extrema pobreza. Por isso, entende que as morgues não seriam prioridade.

“O país tem inúmeras situações que preocupam esse povo. Não queremos descartar a importância que as morgues representam, mas ter que alocar esse valor pensamos nós que isso tem de todo modo atropelado de forma muito grosseira a igualdade de oportunidade”, argumentou.

Por seu turno, Samora diz que aprovação deste valor monetário pelo Executivo revela uma interpretação fiel das nossas tradições e valores culturais.

“Existirem morgues com as condições apropriadas é uma interpretação do que são as nossas condições. Além disso, vamos diminuir muitas situações de Saúde, pois os corpos precisam do devido tratamento”, acredita.

A Rádio Correio da Kianda apurou que as obras visam, igualmente, ampliar a capacidade de actuação das morgues, incluindo os serviços de apoio, visando o asseguramento da continuidade dos serviços funerários e de medicina legal à população.

Para além da reabilitação e apetrechamento da antiga e nova Morgue Central de Luanda, a despesa de quarenta e cinco milhões e trezentos e oitenta e cinco mil euros, servirá também para o surgimento de cinco morgues municipais e o apetrechamento da incineradora do Benfica.

Fonte: CK

Ver mais em: https://correiokianda.info/governo-autoriza-45-milhoes-de-euros-para-reabilitacao-de-morgues/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO