Certificado de vacinação contra o Covid-19 em Angola sem constrangimentos

Muitos cidadãos que já completaram as duas doses da vacina contra a Covid-19 conseguiram, sem constrangimentos, solicitar e adquirir o certificado de vacinação, cujo processo teve início esta segunda-feira, de forma gratuita.

As orientações para acesso ao certificado de vacinação encontram-se no site disponibilizado pelo Ministério da Saúde, no endereço www.vacina.gov.ao. O solicitante deve inserir um código enviado ao telemóvel, depois de colocado e número do documento do registo individual.

Hélder Luandino diz que solicitou a emissão do documento ontem, sem grandes constrangimentos.
“Tão logo acedi ao site do órgão de tutela, segui as instruções, colocando o número do BI. De seguida, recebi a informação de que o certificado estava disponível.

Ele já imprimiu o documento e guarda-o para o utilizar sempre que for necessário. “A solicitação deste certificado comprova, também, que tomei as duas doses da vacina”, disse, em declarações ao Jornal de Angola.

“Foi fácil”, atira, por seu lado, Isaque Lourenço, que também já tem o seu certificado de vacinação impresso.
Contou que, a partir do site, colocou o número do BI e que a informação cedida por altura do registo para a vacinação é gerada automaticamente. Acrescentou que o passo seguinte foi a emissão do certificado.

“É importante reconhecermos que, na era digital, ganhamos tempo, encurtamos distâncias e poupamos recursos quando optamos pelos acessos tecnológicos.      Recomendo a todos vacinados com as doses completas esta opção”, apelou.
O certificado, explicou, é disponibilizado em menos de 24 horas, contém três idiomas, nomeadamente, Português, Inglês e Mandarim.

Para Alexandra Domingos, o processo de solicitação é acessível e só tem vantagens. “O site abre com facilidade e estão todas as instruções bem detalhadas”.

Há, entretanto, quem se queixe de não ter conseguido o acesso. José Esteves lamenta que não tenha obtido o certificado, porque não é o seu o número de telefone para onde é enviado o código. Diz que vai contactar os serviços do Ministério da Saúde para ver se resolve o problema.

De acordo com o Ministério da Saúde, depois da emissão do certificado não é possível alterar os dados. O processo de aprovação do certificado de vacinas poderá demorar entre 24 e 48 horas.

Fonte: Jornal de Angola
Ver artigo em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/emissao-do-certificado-no-pais-decorre-sem-constrangimentos/