0 Comentários

Correria pelo ingresso ao Ensino Superior

A cada ano assiste-se ao aumento do número de jovens de diversas províncias do país que acorrem às várias unidades orgânicas da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), com sede no Huambo, e instituições privadas desta província, para concorrerem a uma vaga de ingresso ao ensino superior.

Na maioria são jovens que acabam de terminar as formações médias em várias áreas do saber. Saem de Cabinda, Zaire, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Benguela, Moxico, Bié, Malanje, Cuando Cubango e até Luanda, o que demonstra a vontade de continuarem a estudar.

Ao todo, são mais de 25 mil concorrentes de outras províncias que disputam, com os locais, mais de mil vagas nas seis unidades orgânicas da UJES, afecta à 5ª Região Académica.

Apesar de as inscrições terem começado no princípio de Agosto, muitos candidatos estão no Huambo há mais tempo. Dizem estar com a expectativa muito alta e apontam a concorrência com os nativos como um dos factores que “aumenta a ansiedade de ingressar, pela primeira vez, na universidade”.

Entre a incerteza e certeza de ser uma estudante universitária, em função da concorrência, Carla Domingos, do Bié, disse ao Jornal de Angola, que vai “lutar com toda a força para a concretização do sonho”.

Angelina Paula, oriunda de Cabinda, que disse estar “no caminho certo para a concretização do objectivo de ser estudante da UJES.

Leonardo Cachiumbo, da Lunda-Nort, disse estar no Huambo para tentar, pela segunda vez, frequentar uma universidade.

Celino Chipuli, do Moxico, quer, à primeira tentativa, entrar no ensino superior.

O aumento do número de candidatos provoca a redução das vagas disponíveis nas instituições públicas de ensino superior.

Instituto Superior Politécnico

O vice-decano para o Sector Académico do Instituto Superior Politécnico da Universidade José Eduardo dos Santos, Felisberto Cassoma Fato, disse que “o processo de inscrição está a decorrer na normalidade”, e que desde a abertura foram inscritos 4.272 candidatos.

Com 575 vagas, o instituto tem disponíveis nove cursos: Enfermagem, Análises Clínicas, Electromedicina, Arquitectura, Construção Civil, Hidráulica, Mecânica, Informática e Electrónica. As inscrições terminam na segunda-feira, 15 de Agosto.

O instituto tem 138 docentes efectivos, dos quais 59 cubanos, 32 angolanos e dois vietnamitas. Os colaboradores são 37.

Segundo Felibesrto Fato, as engenharias sempre tiveram fraca adesão de candidatos, devido as ciências de base, mas lembrou que sempre contribuíram para o desenvolvimento das grandes nações.

O académico exortou os jovens a aderirem aos cursos técnicos profissionais, pois contribuem a resolução de problemas do país”.

 

Fonte: Jornal de Angola

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/ensino-superior-candidatos-de-varias-provincias-procuram-vagas-no-huambo/

 

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO