2 mins read
0 Comentários

Duas novas escolas no Município de Belas

Ramiros- Mil e 430 novos alunos, no município de Belas, em Luanda, serão inseridos no sistema de ensino em 2023, , depois da inauguração, esta quarta-feira, de um Instituto Técnico de Administração e Gestão e uma escola primaria.

As duas infra-estruturas, localizadas na Comuna da Barra do Kwanza e no distrito do Quenguela, foram construídas no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

O Instituto Técnico de Administração e Gestão, denominado 23 de Agosto ( 1065), está localizado no bairro Bita Ambriz, na comuna da barra do Kwanza, comportando um campo multiuso, 12 salas para 480 alunos, uma biblioteca, sala de informática com 40 computadores, gabinete pedagógico para professores, parque de estacionamento, e entre outros compartimentos. A sua edufucação custou aos cofres do Estado 375 milhões de Kwanzas.

Já a escola primaria no bairro Bita Tanque, distrito do Guenguela, com o nome de 5 de Outubro ( 2064), vai acolher 490 crianças em sete salas de aulas. Tem ainda salas de professores, de informativa com 30 computadores, quadra multiuso, cantina e outros compartimentos. Custou cerca de 340 milhões de kwanzas.

As comunidades, em mensagens, garantir cuidar das infra-estruturas e não permitir a vandalização dos equipamentos.

Aproveitaram a presença da governadora provincial para solicitar a reabilitação da via principal, num percurso de mais de sete quilómetros, em terra abatida, entre o KK 5000 e Bita Tanque.

Na sua intervenção, a governadora Ana Paula de Carvalho pediu no sentido de se cuidar bem da escola, evitando acções de vandalismo, defendendo a necessidade de uma maior colaboração entre as direcções dos estabelecimentos, professores e as autoridades tradicionais.

Ana Paula de Carvalho afirmou que o instituto tem garantido o enquadramento de 38 professores, numa primeira fase de gestão de recursos humanos, considerado como um grande ganho na formação de bons técnicos e disponíveis a emprestar o saber adquirido na administração pública.

Por seu turno, o administrador municipal de Belas, Miguel de Carvalho, disse que, com a compra de um kit de reabilitação e conservação de vias secundarias e terciárias, também no âmbito do PIIM, está programado o início dos trabalhos em bairros.

Reiterou o apelo aos encarregados de educação e alunos, assim como da população da localidade para se cuidar das infra-estrutura.

No quadro do PIIM, o município de Belas conta com 20 projectos, dos quais 14 escolas, todas já construídas, ampliadas, sendo duas por inaugurar, dois postos de saúde e a reabilitação de vias de acesso.

Com as duas infra-estruturas inauguradas, o município de Belas conta com 60 escolas públicas do primeiro e segundo ciclo. No presente ano lectivo conta com 62 mil e 489 alunos.

Com cerca de 800 mil habitantes, integra o município de Belas a comuna da Barra do Cuanza e os distritos urbanos do Ramiros, Morro dos Veados, Vila Verde, Cabolombo e Kilamba.

Fonte: Angop.ao

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/sociedade/inauguradas-duas-escolas-no-belas-para-mais-de-mil-novos-alunos/

 

CLIQUE AQUI PARA RECEBER MAIS VAGAS NO NOSSO TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

 

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO