Homem mais alto de Angola pode ganhar escultura nos próximos tempos

Henriques Socumbe, conhecido como o homem mais alto do país, pode ganhar, nos próximos tempos, uma escultura, assegurou, esta segunda-feira, à imprensa o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Huambo, Jeremias da Piedade Chissanga.

Falecido sexta-feira, dia 8, por doença, no Hospital Geral desta cidade, o também denominado “Gigante do Huambo” foi sepultado, domingo, 10 de Setembro, no Cemitério do São Pedro, num ambiente de profunda dor e consternação.

Manifestamente consternado com a morte de Henriques Socumbe, o responsável da Cultura no Huambo falou na possibilidade da lapidação de uma escultura para homenagear o “homem considerado mais alto de Angola”.

Garantiu, para o efeito, um trabalho junto de alguns escultores da província, num processo que espera ter o aval da família do malogrado, para que seja colocado no museu local.

Com 2,20 metros de altura, Henriques Socumbe, que chegou a praticar basquetebol até os 16 anos, nasceu a 8 Novembro de 1984, na comuna do Cuima, município da Caála, província do Huambo, não deixando mulher nem filhos.

Fonte: JA