Instituto Nacional do Emprego e BMF Assinam acordo de Mil Milhões de Kwanzas

INEFOP E BMF ASSINAM ACORDO DE MIL MILHÃO DE KWANZAS

Um acordo, avaliado em mil milhão de kwanzas, foi assinado, nesta sexta-feira, em Luanda, entre o Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e o Banco BAI Micro Finanças (BMF).

O documento, rubricado pelo director-geral do Inefop, Manuel Mbangui e pelo presidente da Comissão Executiva do BMF, Jorge Almeida, tem por objecto o encaminhamento de clientes, visando a concessão de créditos aos particulares e empresas que forem indicados ou propostos pelo Instituto.

Jorge Almeida disse que o protocolo serve para financiar os formandos do Inefop com valores que variam de 100 mil a sete milhões de kwanzas, com reembolsos mensais, podendo ter o período de carência, dependendo dos projectos.

Detalhou que se trata de dois protocolos, sendo o primeiro que visa entregar kits para pagar em até 50% do valor equivalente, “mas depois pode ter um financiamento do fundo para a tesouraria, para poderem fazer aquisição da matéria-prima e os primeiros desenvolvimentos que venham a ter com os seus projectos”.

Já o director do Inefop,  Manuel Mbangui,  adiantou que estão previstos mais de quatro mil jovens para beneficiar do programa, sendo certo que a maior prioridade recai a jovens mulheres, pessoas com deficiência e em grande maioria aqueles que estejam a desenvolver actividades ligadas ao desenvolvimento agrário e à inovação tecnológica.

“Estamos a trabalhar para que com este valor ajudemos a potenciar as actividades empreendedoras dos jovens. O acordo está assinado agora. Está em condições de começar a ser implementado”.

Por outro lado, lembrou que a nível do PAPE já estão a conceder micro-crédito desde 2019, tendo beneficiados seis mil jovens.

Segundo o gestor, o protocolo assinado vai alargar a possibilidade para mais quatro mil jovens.

Disse também que, na quinta-feira, foi rubricado um protocolo entre o (Inefop) e o Fundo de Apoio de Desenvolvimento Agrário (FADA) para apoiar os jovens no domínio da agricultura com um valor de 500 milhões de kwanzas que vai beneficiar mais de dois mil jovens.

“Para além das metas, que estavam previstas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), nomeadamente a concessão de 10 mil micro-créditos para a promoção da empregabilidade, com esses protocolos acreditamos que poderemos atingir um número maior”, reforçou.

Fonte: Angop
Ver artigo em: https://www.angop.ao/noticias/economia/inefop-e-bmf-assinam-acordo-de-mil-milhao-de-kwanzas/

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL)-COMO SE CANDIDATAR
-12 EMPRESAS QUE OFERECEM ESTÁGIOS EM ANGOLA
65 Modelos de Currículos: Baixar e Preencher no Word GRATIS
38 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO
Saiba 7 coisas que nunca deves FALAR numa Entrevista de Emprego