Isaías Samakuva é novo Presidente da UNITA

A UNITA anunciou esta sexta-feira que Isaías Samakuva reassumiu a liderança do partido, na sequência da anulação, pelo Tribunal Constitucional (TC), do congresso de 2019 que elegeu Adalberto Costa Júnior.

Em conferência de imprensa, o partido informou que Isaías Samakuva, candidato derrotado nas eleições gerais realizadas em Angola em 2008, 2012 e 2017, ficará no cargo até à realização do Congresso Ordinário da UNITA.

Segundo o partido, está marcada para a segunda quinzena deste mês uma reunião da Comissão Política, para fixar a data do seu XIII Congresso Ordinário, que vai eleger o novo líder desta força política.

A decisão foi confirmada no final de uma reunião do Comité Permanente, que avaliou o acórdão do Tribunal Constitucional que anulou o congresso de Novembro de 2019.

Na base da anulação está o facto de Adalberto Costa Júnior, eleito no conclave presidente da UNITA, ter concorrido à liderança do partido sem antes “renunciar à nacionalidade portuguesa”.

Segundo o acordão n° 700/2021, tornado público na quinta-feira, este acto viola a Constituição, a Lei e os Estatutos da UNITA.

Com a nulidade do Congresso, o TC decidiu que UNITA deve “manter a ordem de composição, competência, organização e funcionamento saída da direcção central eleita no XII Congresso Ordinário de 2015”.

A direcção central da UNITA saída no XII Congresso Ordinário tem como presidente Isaías Samakuva, único interlocutor legal do partido até à realização de novo conclave.

Fonte: Angop
Ver artigo em: https://www.angop.ao/noticias/politica/unita-acata-deliberacao-do-tc/

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL)-COMO SE CANDIDATAR
-12 EMPRESAS QUE OFERECEM ESTÁGIOS EM ANGOLA
65 Modelos de Currículos: Baixar e Preencher no Word GRATIS
38 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO
Saiba 7 coisas que nunca deves FALAR numa Entrevista de Emprego