0 Comentários

Mais 400 Professores ingressam na Educação

INFORMAÇÃO

Mais 400 professores ingressam na Educação

Novos docentes recrutados através do último concurso público realizado no ano passado, depois de largos meses de espera, finalmente vão ser transferidos para as diversas regiões da província.

O sector da Educação da Lunda -Norte foi reforçado, sábado, com mais 400 professores, recrutados no último concurso público, realizado no ano passado, informou o director do Gabinete Provincial da instituição, Frederico Barroso.

Segundo o responsável, depois de algumas incertezas para a admissão dos referidos docentes, devido a alegadas irregularidades detectadas no concurso público, finalmente foi decidido o enquadramento dos mesmos nos diversos municípios.

Os novos professores, informou Frederico Barroso, estão a ser submetidos à uma formação acelerada, sobre técnicas e metodologias de ensino e pedagógica, com
duração de dez dias.

“Estes professores já vão constar na folha salarial deste mês, por isso, reduzimos o tempo de formação para serem encaminhados rapidamente para os municípios”, disse o responsável, acrescentando que o enquadramento dos novos quadros, “vai mitigar a carência de docentes na província , sobretudo, nesta fase em que mais de 60 salas de aula vão ser inauguradas na província ainda este mês”.

Frederico Barroso notou que a província debate-se com grande défice de infraestruturas escolares, principalmente no ensino primário. “A construção de novas
salas de aula vai permitir retirar, gradualmente, muitas crianças fora do sistema do ensino e de escolas precárias”, garantiu.

Um documento do Gabinete Provincial de InfraEstruturas e Serviços Técnicos, dá conta que serão inaugurados vários empreendimentos escolares no próximo dia 11, data da Independência Nacional, concretamente um Instituto Médio Politécnico no município do Lucapa, Escola Técnica de Saúde do Dundo, e Centro de Formação Técnica da Unidade Prisional de Cacanda, no bairro Samunhinga.

A mesma nota informa que serão, igualmente, inauguradas em Lubalo, sete salas de aula, concretamente nos bairros Saluimbi e Samucuale, e mais duas escolas na sede comunal do Luremo, no município do Cuango. Estes empreendimentos começaram a ser construídos em 2019 com fundos de
Eurobonds.

O Jornal de Angola apurou que mais 23 escolas, que totalizam 193 salas de aula, estão a ser erguidas em todos os municípios da Lunda- Norte, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Segundo o relatório da Comissão Intersectorial, que acompanha a execução das obras inscritas no PIIM, as infra-estruturas escolares têm de ser concluídas até ao final do primeiro semestre de 2021.

Fonte: Jornal de Angola, 02.11.2020