0 Comentários

Museu da Huíla com falta de espaço

Lubango – Noventa por cento do acervo técnico do Museu Etnográfico Regional da Huíla está guardado em depósito, devido a exiguidade de espaço para a exposição, informou hoje, quarta-feira, no Lubango, a sua directora, Angelina Sacalumbo.

Encerrado ao público há 18 meses, por conta de obras de reabilitação da área de depósito, que é a parte principal onde é colocado o acervo técnico não exposto, carece de ampliação ou de uma nova estrutura.

O Museu Etnográfico Regional da Huíla foi aberto pela primeira vez ao público em 1957 e tem mais de mil peças que evidenciam o vestuário, adornos, instrumentos musicais e de caça, da ordenha de leite, para além de oito mil livros que servem de consulta aos interessados.

Falando à ANGOP, em alusão ao Dia internacional dos Museus (18 de Maio), cujas comemorações decorrem sob o lema “O poder dos espaços Museológicos para desenvolver o Mundo”, uma celebração data desde 1977, por proposta do Conselho Internacional de Museus, Organismos da UNESCO, fez saber que reserva técnica, por estar guardada,corre risco de degradar-se.

Detalhou que a área de depósito apresentava infiltração de água, penetração de bichos, pondo em risco o acervo e foi nesta senda que procuraram patrocínios que estão a permitir o restauro.

Segundo Angelina Sacalumbo, o Museu tem um acervo de mil 500 peças e a reabilitação do espaço vai permitir melhor acomodação do mesmo, que periodicamente de forma rotativa será exposto ao público.

A maior parte deste acervo, conforme a fonte, está em reserva técnica e na exposição que é o espaço aberto ao público estão somente 300 peças, desde vestuário, adornos, instrumentos musicais, objectos de caça, objectos representativos da ordenha do leite que é um dos alimentos típicos da região Sul e uma biblioteca com oito mil livros.

“Independentemente de estarmos encerrados ao público, estamos a fazer trabalhos administrativos e também a receber aquelas pessoas que queriam consultar alguma obra bibliográfica”, realçou.

O Museu Etnográfico Regional da Huíla, antes do seu encerramento ao público, recebia em média 120 pessoas singulares , além de instituições escolares, Forças Armadas e algumas entidades internacionais.

 

Fonte: Angop.ao

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/lazer-cultura/museu-da-huila-com-90-porcento-do-acervo-guardado-por-falta-de-espaco/

 

CLIQUE AQUI PARA RECEBER MAIS VAGAS NO NOSSO TELEGRAM:https://t.me/angoemprego

 

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL)-COMO SE CANDIDATAR
-12 EMPRESAS QUE OFERECEM ESTÁGIOS EM ANGOLA
65 Modelos de Currículos: Baixar e Preencher no Word GRATIS
38 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO
Saiba 7 coisas que nunca deves FALAR numa Entrevista de Emprego