Presidente de Portugal esta em Angola

MARCELO REBELO DE SOUSA EM LUANDA PARA CIMEIRA DA CPLP

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, está desde quinta-feira à noite, em Luanda, para a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a ter lugar no sábado.

A chegada, em declarações à imprensa portuguesa, o Estadista afirmou estar em Luanda com “muito boas expectativas” e espera por uma “grande cimeira”.

Marcelo Rebelo de Sousa faz-se acompanhar do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Na cimeira de Luanda da CPLP, além de Marcelo Rebelo de Sousa, Portugal estará representado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André.

Em Luanda está, igualmente, o Vice-presidente do Brasil, António Hamilton Mourão, em representação de Jair Bolsonaro, Presidente da República Federativa do Brasil.

António Hamilton Mourão faz-se acompanhar do ministro de Estado das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.

A Conferência de Luanda está agendada para sábado (17), altura em que Angola assumirá a presidência rotativa de dois anos da organização, em substituição de Cabo Verde, que viu o seu mandato prolongado por um ano, devido à pandemia da Covid-19.

O encontro tem como lema “Fortalecer e promover a cooperação económica e empresarial em tempos de pandemia, em prol do desenvolvimento sustentável dos países da CPLP”.

A CPLP é uma organização formada por países de expressão portuguesa, cujo objectivo é o aprofundamento da amizade e cooperação mútuas entre os seus membros.

A Conferência reúne-se ordinariamente, de dois em dois anos, tendo a XII ocorrido, em 2018, em Cabo Verde.

Fundada em 17 de Julho de 1996, em Lisboa, a CPLP é integrada por nove Estados, designadamente Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guine Equatorial, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Portugal, país que acolhe a sede da organização.

Fonte: Angop
Ver artigo em: https://www.angop.ao/noticias/politica/marcelo-rebelo-de-sousa-em-luanda-para-cimeira-da-cplpl/

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL)-COMO SE CANDIDATAR
-12 EMPRESAS QUE OFERECEM ESTÁGIOS EM ANGOLA
65 Modelos de Currículos: Baixar e Preencher no Word GRATIS
-50 PAÍSES QUE ANGOLANOS NÃO PRECISAM DE VISTO PARA VISITAR EM 2021
38 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO
Saiba 7 coisas que nunca deves FALAR numa Entrevista de Emprego