Projecto de apoio a jovens empreendedores sem Sucesso na Lunda Sul

Fundo Activo de Capital de Risco (FACRA), que visa apoiar os jovens empreendedores com créditos bonificados, não teve sucesso este ano na província da Lunda Sul, a julgar pela inexistência de representantes dos financiadores.

Enquadrado nas medidas de alívio económico e financeiro causadas pela pandemia da Covid-19, o crédito está a ser operacionalizado por sete sociedades e uma cooperativa de crédito, cujo valor a receber varia de 100 mil a sete milhões de Kwanzas.

A propósito do andamento do programa de Medidas de Alívio na província, o director do Gabinete Provincial Desenvolvimento Integral e Económico local, Kelson Malomalo, disse que o projecto teve muita adesão, com  300 processos inscritos, no início do presente ano, 30 aprovados, mas apenas um financiado.

Em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP, explicou que o grande problema prende-se com a falta de representantes das sociedades e cooperativas de microcrédito na região Leste (Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico), instituições que estão a ceder o financiamento.

Face a isso, o FACRA evidenciou alguns contactos e deslocou-se à província uma sociedade denominada “multicrédito”, que levou 23 processos, infelizmente, até ao momento financiou apenas um e, com valores irrisórios.

Por conta da falta de representantes das instituições financiadoras em algumas províncias, o Ministério da Economia e Planeamento criou um programa denominado “Funil de Crédito” com objectivo de ser o canal para encaminhar os processos, na qual, foram enviados mais de 30 processos, mas sem sucesso até ao momento.

Kelson Malomalo disse que o FACRA está preocupado com a situação, porém, estão a trabalhar no sentido de aprovar novas tranches para que as províncias que tiveram baixa sejam consideradas prioritárias.

O FACRA foi lançado e apresentado às organizações juvenis da província da Lunda Sul em Dezembro de 2020, e visa apoiar os jovens empreendedores com créditos bonificados.

Fonte: Angop
Ver artigo em: https://www.angop.ao/noticias/economia/facra-sem-sucesso-na-lunda-sul/

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL)-COMO SE CANDIDATAR
-12 EMPRESAS QUE OFERECEM ESTÁGIOS EM ANGOLA
65 Modelos de Currículos: Baixar e Preencher no Word GRATIS
38 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO
Saiba 7 coisas que nunca deves FALAR numa Entrevista de Emprego