Roubos de cabos eléctricos cria prejuízos ao Governo

Mais de 200 metros de cabos eléctricos foram furtados, na noite de terça-feira, no bairro Terra Nova, em Saurimo (Lunda Sul), por indivíduos não identificados, com prejuízos de mais de 20 milhões de Kwanzas.

Os roubos afectaram, principalmente, o sistema de iluminação pública dos bairros Candembe, Nhama, Txizainga, Cawazanga e Terra-Nova.

Em declarações à ANGOP, o director do gabinete provincial dos serviços técnicos e infra-estruturas da Lunda Sul, Cláudio Pemessa, explicou que foram, também, ligações domiciliares nos bairros em causa.

Cláudio Pemessa solicitou a população a redobrar a vigilância e a denunciar os prevaricadores, de formas a serem responsabilizados civil e criminalmente.

Sem avançar valores para a restituição, disse que a acção dos meliantes obrigará a nova aquisição dos equipamentos, cuja verba serviria para outras situações que visam a melhoria das condições sociais das comunidades.

Cláudio Pemessa afirmou que há dificuldades de identificar os meliantes, mas pelo trabalho que fazem são profissionais munidos com meios sofisticados, que facilitam o furto de cabos.

Garantiu que a denúncia já foi feita junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no sentido de serem enclausurados.

Com mais de 20 mil e 500 clientes, a ENDE na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, recebe energia das centrais térmicas do Nhama (20 MW), Txicumina (cinco) e da barragem hidroeléctrica do Chicapa (três).

O município de Saurimo conta com uma população estimada em 534 mil 231 habitantes, representando 82 por cento da população da Lunda Sul.