2 mins read
0 Comentários

Sistema Financeiro angolano melhorado

Luanda – O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, considera que o país fez progressos assinaláveis no seu sistema financeiro, depois de sair das listas negra e cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI).

“Evoluímos no ano de 2016, saímos em definitivo desta lista. Saímos da lista negra, passámos na cinzenta e saímos”, disse José de Lima Massano aquando da realização do 105ª Sessão do Comité de Política Monetária (CPM), que decorreu na Huíla, a 31 de Maio,deste ano.

Respondendo à jornalistas locais, na altura, sobre a vinda a Angola da equipa do Grupo de Prevenção ao Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral (ESSAMLG), referiu ser o caminho que o país vem trilhando, desde 2010, período em que estava bloqueado por fazer parte de uma lista de países que eram considerados não cooperantes.

“Queremos continuar fora dessas listas. O trabalho é permanente e as regras são alteradas e algumas são determinadas pelo próprio GAFI, que regula essas matérias e outras são de iniciativas das nossas próprias autoridades, incluindo o próprio Banco Nacional de Angola”, assegurou o governador do Banco Central.

José de Lima Massano Júnior referiu que os bancos fazem mais perguntas e querem saber de onde veio o dinheiro, para assegurar que às orientações do ponto de vista normativo, no que se refere a eficácia, também são uma realidade.

Neste campo, afirmou que está a evoluir, olhando o para o trabalho a ser feito e ao espaço existente para melhorias em torno desta matéria.

O responsável disse que quer contar um pouco mais com as entidades supervionadas pelo BNA, afirmando que a avaliação que está a ser feita é a ao país, e não apenas ao sistema financeiro.

“O trabalho que temos efectuado dá-nos o conforto de que estamos no caminho certo. A preocupação não é apenas existir um acto de branqueamento do sistema financeiro, mas também a origem dessas transacções”, sublinhou.

A avaliação mútua do sistema financeiro de Angola, por parte equipa do ESAAMLG- braço do GAFI, vai decorrer de 27 de Junho a 15 Julho, deste ano, com a vinda da comitiva agendada para esta quinta-feira, 23.

A mesma avaliação será de conformidade de eficácia, depois da disposição de diplomas legais e regulamentos que movimentam o sistema financeiro angolano.

Os resultados dos avaliados será conhecido no primeiro trimestre de 2023, numa plenária a ser realizada em Arusha, Tanzânia.

Fonte: Angop.ao

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/economia/angola-fez-progressos-assinalaveis-no-sistema-financeiro-lima-massano/

 

CLIQUE AQUI PARA RECEBER MAIS VAGAS NO NOSSO TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

 

-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO