Especialista Ambiental

  • TEMPO INTEIRO
  • Luanda
  • As inscrições foram fechadas

Banco Mundial

RECRUTAMENTO

Grupo Banco Mundial

Estabelecido em 1944, o Grupo Banco Mundial é uma das maiores fontes de financiamento e conhecimento para o desenvolvimento económico.

O Grupo Banco Mundial tem como membros, 188 países e 120 escritórios com cerca de 15,000 trabalhadores.

O Grupo consiste em 5 instituições especializadas: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), Corporação Financeira Internacional (IFC), Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) e Centro Internacional para Resolução de Disputas sobre Investimentos (ICSID). IBRD e IDA são conhecidos como Banco Mundial e que é constituídoporseis Vice-Presidências Regionais voltadas para o mutuário e com várias funções corporativas e 14DisciplinasGlobais (GPs), bem como 5Áreas de QuestõesTransversais (CCSAs) para trazer o melhor conhecimento e soluções para mutuários regionais e nacionais.

Ambiente, Recursos Naturais e Economia Azul, (ENRM) Disciplina Globais (GP)
A Disciplina Global de Ambiente, Recursos Naturais e Economia Azul, está no centro da agenda do Grupo Banco Mundial contra a pobreza. A biodiversidade e os recursos naturais constituem a fonte de segurança social das comunidades pobres, representando uma fonte de alimentos ou muitas vezes sua única fonte de sustento. Meio ambiente sustentável e gestão de recursos naturais promove um mundo verde, limpo e resiliente onde os recursos naturais – florestas, pesca, água doce, oceanos, zonas costeiras e ecossistemas são geridos para apoiar meios de subsistência e economias fortes. A Gestão do meio ambiente e recursos naturais, constrói um mundo melhor preparado para os desafios globais e
apoiar os países a limitar sua exposição à escassez de recursos, aos padrões das alterações climáticas e ainda, às consequências de longo prazo dessasalterações.

AENRM foi estabelecida para gerar oportunidades, benefícios e resultados oferecidos por uma gestão aprimorada do meio ambiente e dos recursos naturais.

País e Contexto
A Unidade de Gestão de Países (CMU) consiste em cinco países, sob direcção do Director de países baseado em Kinshasa, que é responsável para os programas do Banco Mundial em Angola, Burundi, República Democrática do Congo e São-Tomé e Príncipe. O consultor irá apoiar as operações principalmente em Angola para a aplicação eficaz das políticas de salvaguarda ambiental do Banco Mundial e do Quadro Ambiental e Social (ESF).

O consultor poderá em algumas ocasiões também apoiar operações em outras Unidades de Gestão de Países se necessário.O Consultor terá a tarefa de conduzir a devida diligência ambiental necessária nas operações do Banco Mundial em preparação e implementação em conformidade com as políticas de salvaguardas e o ESF.

Deveres e responsabilidades
O consultor irá apoiar na aplicação das Políticas de Salvaguardas ambientais e do Quadro Ambiental e Social para empréstimos de investimento do Banco Mundial. O consultor irá essencialmente ser responsável pela aplicação das Políticas de Salvaguardas (Avaliação ambiental OP 4.01;HabitatsNaturaisOP 4.04; Gestão de Pesticidas OP 4.09; Recursos Culturais Físicos OP 4.11; Florestas OP 4.36 e Segurança e Barragens OP 4.37) e gestão de riscos sob o novo Quadro Ambiental e Social (ESF).

Mais especificamente, sob a supervisão do Especialista ambiental, espera-se do consultor o seguinte:
a) Participar como membro da equipa na preparação e implementação de várias operações de investimento;
b) Fornecer apoio nas salvaguardas ambientais desde a identificação e durante a implementação do projecto;

Buscar oportunidades para integrar uma gestão sólida de risco ambiental em vários investimentos;
c) Manter um diálogo regular com os mutuários e aumentar sua capacidade institucional em questões ambientais onde for viável; Apoiar o mutuário na preparação de Estudos de Impacto Ambiental e Social (EIAS), Planos de Gestão Ambiental e Social (PGAS); contribuir com as revisões dos instrumentos ambiental e social (EIAS, QGAS e PGAS) assegurando a sua qualidade e fornecer contributos ambientais aos documentos do projeto durante todo o ciclo de vida do projecto;
d) Fornecer orientação aos mutuários sobre o envolvimento transparente (por meio de consultas, divulgação de informações e mecanismo de resolução de reclamações) com as partes interessadas ao longo do ciclo do projecto;
e) Participar na concepção e gestão projectos de gestão de recursos naturais e diálogo político com o governo e outras partes interessadas em Angola; e f) Colaborar com outras Disciplinas Globais (GPs) do Banco Mundial, colegas do IFC/MIGA em projectos conjuntos, bem como outros colegas de instituições multilaterais de desenvolvimento, ao apoiar os mesmos projectos, compreendendo e implementando uma abordagem comum.

Critério de Selecção
• Mestrado ou PhD em ciências ambientais, gestão de recursos naturais, engenharia ambiental ou civil e ainda em áreas afins;
• Mais de 5 anos de experiência comprovada relevante (trabalho ou pesquisa científica aplicada) como profissional de avaliação e gestão ambiental;
• Fortes habilidades analíticas, capacidade de pensar estrategicamente, analisar e sintetizar diversos dados e informações qualitativas e quantitativas relacionadas ao meio ambiente;
• Capacidade de acompanhar vários fluxos de trabalho simultaneamente.
• A experiência internacional é uma vantagem; experiência em países em desenvolvimento / economias emergentes é uma grande vantagem. É necessária capacidade e vontade de viajar com frequência, incluindo para países em desenvolvimento e possivelmente áreas remotas, frágeis e afetadas por conflitos.
• Experiência com as Políticas de Salvaguardas do Banco Mundial e com Quadro Ambiental e Social (ESF) e/ou ainda com Normas de Desempenho da IFC ou Normas semelhantes seria uma vantagem. Será dada vantagem preferencial a especialistas com certificação no Quadro Ambiental e Social cujo treinamento está disponível no site do Banco Mundial;
• Conhecimentos sólidos das Diretrizes de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Grupo Banco Mundial ou das boas práticas internacionais neste contexto;
• Capacidade de trabalhar bem com uma variedade de partes interessadas, incluindo partes afetadas pelo projeto, funcionários do governo, organizações não
governamentais/sociedade civil, bem como investidores de projetos e seus funcionários.
• Capacidade em comunicar as ideias claramente e articular problemas e recomendar soluções.
• Excelentes habilidades verbais e escritas em português e inglês são essenciais;
• Saber trabalhar em equipe multidisciplinar e multicultural, motivar e liderar os esforços do grupo e estabelecer uma rede de contatos além-fronteiras.

Competências necessárias para especialistas em normas ambientais e sociais do Banco
Comunicação:
Capaz de escrever e / ou apresentar de maneira fluente e profissional com supervisão mínima. Capaz de sintetizar (verbalmente e por escrito) questões complexas e resumir claramente os principais pontos e questões. Compreende a necessidade de adaptar a comunicação ao público e pode preparar documentos de apoio eficazes para facilitar a sua apresentação oral sobre um assunto simples. Cria um ambiente onde respeito, tato e consideração por todas as culturas são usados em todas as comunicações.

Diligência devida:
Demonstra compreensão do Quadro Ambiental e Social (ESF) do Banco Mundial e aplica o Quadro para identificar e abordar questões e riscos ambientais e sociais. Trabalha sob a supervisão do Especialista Ambiental para realizar a devida diligência ambiental e social e fornece informações para a equipa do projecto sobre questões/riscos ambientais com supervisão mínima.

Determina medidas de mitigação de risco de forma proactiva. Demonstra habilidades eficazes de gestão de tempo e recursos. Fornece orientação eficaz e oportuna aos mutuários sobre questões/riscos ambientais e participa activamente das discussões com os mutuários sobre questões ambientais e sociais.

Monitoramento de portfólio:
Trabalha de forma independente, exigindo supervisão mínima para monitorar proactivamente o desempenho ambiental e social dos projectos atribuídos. Antecipa possíveis problemas e formula planos correctivos para problemas ambientais e sociais identificados. Engaja-se de forma eficaz com os mutuários para obter “compliance” e contribui para discussões sobre questões ambientais e sociais.

65 Modelos de Currículos: Baixar e Preencher no Word GRATIS
COISAS QUE NUNCA DEVES FALAR NUMA ENTREVISTA DE EMPREGO
SAIBA 38 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO
-CANDIDATE-SE AGORA NA AFRICELL ANGOLA

Saiba 7 coisas que nunca deves FALAR numa Entrevista de Emprego
-12 Empresas que Oferecem Estágios em Angola

OBS:

  • Se o contacto de Email ou link não estiver disponível, não existe ou falhar o envio, não é erro nosso, nem responsabilidade do Ango Emprego, (O Prazo de candidaturas pode ter terminado) os Empregadores é que são responsáveis pelos canais de Envio das Candidaturas.
  • As vagas divulgadas aqui são gratuitas se alguém cobrar para dar Emprego, por favor denuncie.

Como aplicar?
O Banco Mundial convida indivíduos qualificados para o cargo, a candidataremse enviando seu currículo com carta de motivação para o email abaixo antes do dia 19 de Março de 2021.

Tagged as: , , , , ,