Escola de Administração Pública forma mais de oito mil agentes

A secretária de Estado para Administração Pública informou, em Luanda, que a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) formou este ano 8.224 funcionários públicos.

Amélia Augusto Varela realçou, no final de semana, no acto de encerramento do ano formativo 2022, que os números, apesar de animadores, ainda não satisfazem, por estarem além das expectativas, em função do número de funcionários públicos existentes.

“O próximo ano, a ENAPP vai capacitar mais de 14.000 funcionários públicos e agentes administrativos, porque a formação de quadros continua a ser uma das prioridades do Executivo, por ser das principais vias para  construir o perfil do funcionário público de modo a promover mais qualidade nos serviços”, assegurou.

A ENAPP, lembrou, tem como missão a harmonização da formação de quadros na administração pública, no sector empresarial público e privado, com enfoque na excelência para investigação e qualificação de quadros eficazes e eficientes alinhados nos planos estratégicos de desenvolvimento do país.

Amélia Augusto Varela reiterou que o Executivo tem implementado um conjunto de reformas estruturais, nas quais a administração pública ocupa um lugar de destaque, como forma de criar um perfil do funcionário público capaz de responder aos desafios de gestão moderna.

A secretaria de Estado explicou que a formação se apresenta como base para a construção de uma administração mais eficiente, com capacidade para  materializar as necessidades colectivas dos cidadãos.

A presidente do Conselho de Administração da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), Sandra Rodrigues Alves disse que a instituição formou, durante o quinquênio 2018-2022, mais de 44 mil quadros em diferentes áreas.

A presidente do conselho de administração explicou que a instituição previa formar 34 mil quadros, mas conseguiram 44 mil. “Atingimos a meta que esperava-se alcançar”.

O foco da instituição, recordou, é o desenvolvimento do capital humano, por meio de acções de formação, capacitação, especialização e o desenvolvimento das carreiras dos quadros da administração pública.

As formações, adiantou, enquadram-se no Plano Desenvolvimento Nacional (PND) e servem para dinamização dos centros regionais e a formação de quadros destinados aos órgãos da administração central e local do Estado.

Durante o acto de encerramento do ano formativo  houve a entrega de menções honrosas aos parceiros e empresas formadas na instituição, entre as quais a Administração Geral Tributária (AGT), Governo Provincial de Luanda (GPL), Ministério da Economia, a caixa de providência dos Serviços de Inteligência e Segurança de Estado (SINSE), Hospital Geral Especializado do Kilamba-kiaxi, empresa portuária do Soyo e a Sonagás.

Fonte: JA
Ver artigo em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/escola-de-administracao-publica-forma-mais-de-oito-mil-agentes/

INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI

Siga-nos no WHATSAPP para receber novidades rápidas CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO