OBJETIVOS DO PROGRAMA
A missão do EPR (Programa) da OMS é ajudar os países e coordenar a acção internacional para prevenir, preparar-se, detectar, responder rapidamente e recuperar de surtos e emergências.
DESCRIÇÃO DOS DEVERES
Reforçar e testar os sistemas de resposta a emergências:
- Liderar o programa de resposta a emergências da OMS a nível nacional ou subnacional.
- Aconselhar o Ministério da Saúde (MS) sobre a criação/reforço de um Sistema de Gestão de Emergências/Centro de Operações de Emergência (IMS/EOC) para resposta de emergência multissetorial que inclua pessoal, funções/responsabilidades definidas e recursos para áreas funcionais chave.
- Apoiar os testes regulares do sistema de resposta a emergências através de exercícios funcionais a nível nacional e local.
- Coordenar o desenvolvimento, distribuição e utilização de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para funções do IMS e atividades de campo para gerenciar riscos prioritários (incluindo vigilância aprimorada, investigação e resposta rápida, rastreamento de contatos, amostragem, prevenção e controle de infecções, vacinação contra surtos, etc.) .
- Supervisionar a gestão e distribuição de arsenais médicos nacionais através de sistemas de gestão de arsenais.
Reforçar e testar os sistemas de gestão de emergências:
- Coordenar todos os aspectos do programa de emergência, a nível nacional, para garantir a abordagem concertada da OMS nas áreas de gestão de informação de emergência, preparação do país e Regulamento Sanitário Internacional (2005), avaliações de risco e risco infeccioso. gerenciamento.
Apoiar as autoridades de saúde nacionais e locais, estabelecer parcerias com agências das Nações Unidas, organizações/instituições internacionais, governamentais e não-governamentais, para:
- Fortalecer a capacidade nacional de preparar e responder a emergências de saúde contra todos os perigos, garantir os procedimentos, competências, mecanismos de coordenação nacionais necessários e os sistemas de saúde são reforçados para gerir os riscos identificados.
- Avaliar e mapear os riscos para a saúde existentes e emergentes no país e preparar um perfil de risco nacional com base numa avaliação de risco. Avaliar as necessidades de saúde das populações afectadas em cooperação com as unidades técnicas a nível da RO e da sede.
- Avaliar as capacidades de gestão de emergências, incluindo a preparação, e desenvolver um plano nacional de resposta a emergências sanitárias.
- Rever o Plano Nacional de Saúde/Plano Nacional de Resposta a Emergências de Saúde conforme necessário, tomar medidas adicionais, incluindo o desenvolvimento de planos de contingência para riscos específicos de alta prioridade.
- Mobilizar e coordenar recursos, supervisionar o planeamento operacional e estratégico dos planos de resposta sanitária, identificar necessidades de recursos e lacunas de financiamento; incentivar os doadores a financiar a resposta global do sector da saúde às populações afectadas.
- Representar a OMS perante as partes interessadas externas, incluindo doadores e parceiros, no que diz respeito às operações do país.
Coordenar com outras agências e I/ONG através da abordagem do Cluster de Saúde e diretamente como parceiro de implementação operacional. Operações e Finanças:
- Liderar o planejamento, formulação, implementação, monitoramento e avaliação de estratégias, planos operacionais e de RH para as atividades gerais de preparação, resposta e recuperação de emergências da OMS.
- Gerencie questões delicadas decorrentes da emergência. Supervisionar o desenvolvimento de um plano de trabalho detalhado baseado em tarefas e um orçamento para a implementação das atividades prioritárias identificadas no Plano Nacional de Resposta a Emergências de Saúde. Garantir que o país tenha fundos de contingência acessíveis para resposta imediata a emergências, incluindo surtos em locais nacionais e outros locais apropriados.
- Determinar as necessidades de pessoal, garantir a mobilização dos recursos humanos necessários.
- Fornecer liderança, motivação, orientação e gerenciamento de desempenho de funcionários e especialistas.
Tomar medidas concretas para garantir a segurança e o bem-estar de todos os respondentes da OMS. Monitoramento e relatórios:
11. Em cooperação com outros níveis de resposta, autorizar a divulgação de informações, comunicações, produtos de defesa e declarações relacionados a parceiros internos e externos, bem como ao público.
12. Monitorizar e fornecer orientações e informações aos funcionários superiores e eleitos, conforme necessário, sobre o progresso e a implementação das atividades de preparação e prontidão operacional em alinhamento com o plano de ação nacional e ao longo de todo o ciclo da emergência, incluindo o acompanhamento financeiro e de implementação, e monitoramento de resultados/impacto.
13. Desempenhar todas as outras funções relacionadas conforme atribuído.
QUALIFICAÇÕES REQUERIDAS
Educação
Essencial :
Um diploma universitário avançado em áreas relacionadas à saúde, gestão, emergência, humanitária, gestão de desastres ou áreas afins de um instituto credenciado/reconhecido.
Desejável :
Formação especializada em gestão de emergências e surtos; formação específica em resposta humanitária. Grau médico.
Experiência
Essencial :
Pelo menos sete (7) anos de experiência relacionada, a nível nacional e internacional, em coordenação multissetorial, fortalecendo as capacidades dos países e respondendo a emergências e desastres, incluindo surtos de doenças infecciosas, desastres naturais ou emergências complexas. Experiência na coordenação de atividades operacionais de preparação e resposta com diversos atores.
Desejável :
Experiência de trabalho relevante com agências da OMS e/ou da ONU, parceiros de clusters de saúde; experiência de trabalho em organizações não governamentais ou humanitárias relevantes.
Habilidades
- Conhecimento comprovado das operações de resposta rápida e sua implementação em emergências relacionadas à saúde pública, complementado pela capacidade demonstrada para identificar e gerenciar situações difíceis, para liderar e dirigir pessoal multidisciplinar e multinacional. Excelente na avaliação, monitorização, análise e avaliação de situações de emergência, com capacidade para conceptualizar e implementar estratégias inovadoras e defender a sua implementação.
- Conhecimento confiável e abrangente da teoria, princípios, métodos e técnicas do sistema internacional de gerenciamento de incidentes de emergência. Forte pensamento estratégico, com capacidade de compreender rapidamente objetivos estratégicos e táticos e de formular planos abrangentes para enfrentar desafios/riscos.
- Fortes competências operacionais na gestão e coordenação do ciclo do programa humanitário, incluindo a gestão eficiente de recursos humanos e financeiros.
Competências da OMS
Trabalho em equipe Respeitar e promover as diferenças individuais e culturais. Comunicação Impulsionando a posição da organização na liderança em saúde Construindo e promovendo parcerias em toda a organização e fora dela Criando um ambiente capacitador e motivador
Uso de habilidades linguísticas
Essencial :
Conhecimento especializado de inglês. Conhecimento especializado de francês.
Desejável :
Conhecimento intermediário de português. Os requisitos de idioma acima são intercambiáveis.
Se você tem interesse nesta oportunidade de emprego, não hesite, envie a sua candidatura para o endereço indicado abaixo no botão “Aplicar Agora“.
SIGA-NOS no WHATSAPP para receber novidades rápidas CLIQUE AQUI
RECEBA mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber vagas no Youtube CLIQUE AQUI
– AULAS PRATICAS PARA TE AJUDAR A CONSEGUIR UM EMPREGO
– 65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2024)
– 50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO
OBS:
- Se o contacto de E-mail ou link não estiver disponível, não existe ou falhar o envio, não é erro nosso, nem responsabilidade do AngoEmprego, (O Prazo de candidaturas pode ter terminado) os Empregadores é que são responsáveis pelos canais de Envio das Candidaturas.
- As vagas divulgadas aqui são gratuitas, se alguém cobrar por favor denuncie.
- O Ango Emprego não se responsabiliza em caso de Burlas (Por isso esteja atento(a) aos Burladores)