Sobre a vaga
Sector-mãe: Ramo Prioritário de África e Relações Externas (PAX)
Posto de Trabalho: Luanda
Categoria de trabalho: Coordenação de Programas
Tipo de contrato: Contrato de consultor individual
Duração do contrato: 9 meses
Recrutamento aberto a: Candidatos Data limite
para inscrições (meia-noite, horário de Paris): 31 de dezembro de 2024
Valores fundamentais da UNESCO: Compromisso com a Organização, integridade, respeito
pela diversidade, profissionalismo
RESUMO DOS DEVERES DO CARGO
A Bienal de Luanda – O Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz é uma iniciativa conjunta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da União Africana (UA) e do governo angolano que visa promover a prevenção da violência e a resolução de conflitos, incentivando os intercâmbios culturais em África e o diálogo entre gerações. Participa na implementação do “Plano de Acção para uma Cultura de Paz em África/Vamos Agir pela Paz”, adoptado em Março de 2013 em Luanda, Angola, durante o Fórum Pan-Africano “Fontes e Recursos para uma Cultura de Paz”, organizado conjuntamente pela UNESCO, a União Africana e o Governo de Angola.
A Bienal de Luanda reforça a implementação dos Objectivos 16 e 17 da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e as 7 aspirações da Agenda 2063 da União Africana, nomeadamente: “A Agenda para a Paz” e o projecto emblemático “Silenciar as Armas até 2020”, que foi prorrogado até 2030. A Bienal também contribui para a implementação da Estratégia Operacional da UNESCO para a África Prioritária (2022-2029), destinada a fornecer respostas africanas às transformações que afetam as economias e sociedades do continente. A primeira, segunda e terceira edições da Bienal de Luanda realizaram-se de 18 a 22 de Setembro de 2019 respectivamente; de 27 a 30 de novembro de 2021 e de 22 a 24 de novembro de 2023. A quarta edição está prevista para julho de 2025 e novembro de 2025.
Sob a autoridade geral do Diretor-Geral Adjunto para a África Prioritária e Relações Externas (ADG/PAX), e sob a supervisão direta do Diretor do Escritório Regional da UNESCO para a África Central em Yaoundé (DIR/YAO), o titular será responsável por:
Facilitar a comunicação entre o Escritório da UNESCO em Luanda, o Escritório Regional da UNESCO para a África Central em Yaoundé e o Comitê Nacional de Gestão da Bienal de Luanda.
Apoiar a equipa principal da Bienal na organização, preparação e implementação da Bienal de Luanda 2025, em coordenação com colegas da UNESCO Antenna em Luanda, o Diretor do Escritório da UNESCO no País em Kinshasa e colegas do Escritório Regional da UNESCO para a África Central em Yaoundé.
Apoiar a equipa nuclear da Bienal de Luanda na organização de encontros entre colegas da UNESCO e da União Africana e das autoridades angolanas, a fim de finalizar os fóruns temáticos e chegar a um acordo sobre a identificação de oradores e moderadores.
Promover a participação ativa dos Estados-membros da UNESCO na Bienal de 2025, em estreita colaboração com a União Africana e o Governo de Angola.
Participe nas reuniões dos vários comités da Bienal: a Comissão Organizadora, a Comissão Científica e a Comissão Diretiva.
Coordenar com a Comissão Nacional de Gestão da Bienal de Luanda todos os aspetos relacionados com a logística da Bienal de 2025 (programa, local, protocolo, convites, transporte, alojamento, catering, chegada e partida de convidados, festival de culturas, etc.).
Garantir uma comunicação institucional eficaz e eficiente e visibilidade da Bienal de 2025, em estreita colaboração com o Governo de Angola, a União Africana e com o apoio do Escritório Regional da UNESCO para a África Central em Yaoundé.
Contribuir para a mobilização de recursos e parceiros para a organização da Bienal de 2025 e suas futuras edições, em estreita colaboração com o Governo de Angola e a União Africana.
Manter relações com a rede de parceiros locais em Luanda (os Amigos da Bienal de Luanda) através da co-organização de eventos e da manutenção de um fluxo regular de comunicação.
Preparar o relatório financeiro no final da Bienal de 2025, em colaboração com a Sede da UNESCO.
Escreva documentos de apresentação e relatório para diferentes públicos, conforme necessário.
Executar quaisquer outras tarefas atribuídas por seu supervisor.
COMPETÊNCIAS (Fundamental / Gerencial)
Responsabilidade (F)
Comunicação (F)
Inovação (W)
Compartilhamento de conhecimento e desejo constante de melhoria (F)
Planejamento e organização (F)
Cultura orientada para resultados (F)
Trabalho em equipe (W)
Profissionalismo (F)
Construindo parcerias (M)
Liderando e gerenciando mudanças (M)
Liderando e capacitando colegas (M)
Capacidade de tomar as decisões certas (M)
Gestão do Desempenho Profissional (M)
Desenvolvendo o Pensamento Estratégico (M)
Para mais informações, consulte o Quadro de Competências da UNESCO.
Qualificações
Formação
Diploma universitário avançado (Relações Internacionais, Ciências Sociais, Estudos Culturais, Ciências da Comunicação, etc.).
Experiência profissional
É necessário um mínimo de 10 anos de experiência profissional no domínio da coordenação e implementação de programas intersectoriais/interdisciplinares.
Bons conhecimentos de programação e orçamentação baseada em resultados.
Boa experiência relevante em organização, planejamento e gerenciamento de projetos.
Habilidades e Competências
Conhecimento e adesão ao mandato, visão, direção estratégica e prioridades da UNESCO.
Excelentes habilidades interpessoais.
Excelentes habilidades organizacionais, de planejamento e gerenciamento de projetos.
Capacidade comprovada de trabalhar sob pressão e prazos apertados.
Evidência de excelentes habilidades de comunicação (oral e escrita), incluindo: 1) a capacidade de escrever e produzir uma variedade de documentos de maneira clara e concisa; e 2) a capacidade de fazer apresentações orais para diferentes públicos.
Proficiência em Excel, Word e outras ferramentas de apresentação.
Capacidade de trabalhar de forma eficaz em um ambiente de equipe e manter boas relações de trabalho em um ambiente multicultural.
Idiomas
Excelente conhecimento de francês ou inglês e um bom conhecimento de qualquer um (escrito e falado).
Recomenda-se o conhecimento operacional da língua portuguesa.
Qualificações desejadas
Experiência profissional
Experiência de trabalho em Angola e/ou África.
Experiência de trabalho com a Bienal de Luanda e/ou eventos similares.
Experiência profissional de agências da ONU e/ou outras instituições internacionais (União Europeia, bancos de desenvolvimento, etc.).
Experiência em mobilização de recursos e parcerias.
Habilidades e Competências
Bom conhecimento e compreensão das notícias internacionais.
Bom conhecimento do funcionamento do sistema das Nações Unidas e conhecimento da Agenda 2030 das Nações Unidas e da Agenda 2063 da União Africana.
Capacidade de usar o bom senso e a tomada de decisões.
PROCESSO DE SELEÇÃO E RECRUTAMENTO
Observe que todos os candidatos devem preencher um formulário on-line e fornecer informações completas e precisas. Para se inscrever, visite o site de carreiras da UNESCO. Nenhuma alteração pode ser feita no aplicativo enviado.
A avaliação dos candidatos é baseada nos critérios do anúncio de vaga e pode incluir testes e/ou avaliações, bem como uma entrevista por competências.
A UNESCO usa tecnologias de comunicação, como vídeo ou teleconferência, correspondência por e-mail, etc. para a avaliação dos candidatos.
Observe que apenas os candidatos selecionados serão contatados e os candidatos na fase final de seleção estarão sujeitos a uma verificação de referência com base nas informações fornecidas.
A UNESCO lembra que a consideração primordial no recrutamento de pessoal deve ser a necessidade de garantir que a Organização seja atendida por pessoas dos mais altos padrões de eficiência, competência e integridade. A UNESCO tem uma política de tolerância zero em relação a qualquer forma de assédio. A UNESCO está comprometida em alcançar e manter uma distribuição geográfica equitativa e diversificada, bem como a paridade de gênero entre seus funcionários em todas as categorias e em todos os níveis. Além disso, a UNESCO está comprometida em alcançar a diversidade de funcionários em termos de gênero, nacionalidade e cultura. As candidaturas de nacionais de Estados-Membros não representados e sub-representados (clique aqui para obter a atualização mais recente) são particularmente bem-vindas e fortemente encorajadas. Indivíduos de grupos minoritários e indígenas, bem como pessoas com deficiência, também são incentivados a se inscrever. Todas as candidaturas serão tratadas com a máxima confidencialidade. A mobilidade global é necessária para funcionários nomeados para cargos internacionais.
A UNESCO não cobra em nenhuma etapa do recrutamento.
Observe que a UNESCO é uma organização para não fumantes.
Se você tem interesse nesta oportunidade de emprego, não hesite, envie a sua candidatura para o endereço indicado abaixo no botão “Aplicar Agora“.
- SIGA-NOS no WHATSAPP para receber novidades rápidas CLIQUE AQUI
- RECEBA mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
- SIGA-NOS NO FACEBOOK E RECEBA MAIS VAGAS – CLIQUE AQUI