Assumido o compromisso de melhorar a Educação angolana até 2027

A ministra da Educação, Luísa Grilo, ressaltou, quinta-feira, em Luanda, o compromisso do Executivo angolano de combater a pobreza da educação, até 2027, assim como a precariedade das escolas, num desafio reforçado através do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II), com a componente da reabilitação de antigas e construção de novas infra-estruturas escolares.

Luísa Grilo falava à imprensa no final da 1ª Sessão Ordinária da Comissão Multissectorial para a Implementação do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II), orientada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, na qualidade de coordenadora da comissão.
“Estamos a assumir o desafio de, até 2027, ter zero escolas precárias, zero escolas improvisadas e zero escolas debaixo de árvores”, sublinhou.

Falando sobre as várias componentes do projecto, a ministra explicou que o mapeamento feito mostrou que no país, ainda, existe um número considerável de escolas precárias, improvisadas e debaixo de árvores, com destaque para as províncias de Benguela, Huíla e Uíge.

“O PAT II visa, fundamentalmente, empoderar as raparigas, através da melhoria da qualidade da educação oferecida e de oportunidades que lhe permitam concluir com êxito o ensino secundário. Para isso, as componentes contribuem de várias maneiras, para o combate à pobreza da educação, desde a precariedade das escolas”, frisou, acrescentando que o mapeamento permitiu, também, identificar as lacunas existentes em termos de infra-estruturas escolares, daí a construção de novas escolas.

Entre as acções realizadas no âmbito do PAT II desde o lançamento em Abril de 2022, estão a atribuição de bolsas, um subsídio no valor mensal de oito mil kwanzas que, numa primeira fase, em Luanda, vai beneficiar, até final deste Julho, cerca de 300 mil alunos.

A fase-piloto de atribuição de bolsas começou nos municípios do Icolo e Bengo, e Viana (em Luanda), no Dande, na província do Bengo. A previsão do projecto, em geral, é de atender cerca de 900 mil alunos. O projecto vai ser executado em 68 municípios do país, além da reabilitação de 58 escolas e construção de outras.

“O critério de atribuição da bolsa é a criança estar na escola, matriculada na sétima classe para iniciar, depois oitava e nona, e que frequente as aulas, um factor principal. Por isso, a importância do trabalho com os pais para que elas não desistam da escola”, explicou.

O projecto trabalha também na alfabetização, com alguns centros em termos de educação de jovens e adultos, nos módulos de formação e de materiais para estudantes e para os professores, além da capacitação dos directores.

Até então, disse a ministra, foram criados os regulamentos, os normativos de atribuição das bolsas de estudo, identificados os parceiros de implementação das bolsas como os bancos, através da EMIS, para a emissão dos cartões multicaixa, identificar as escolas que devem, em primeiro lugar, ser intervencionadas de imediato.

A ministra na qualidade de coordenadora adjunta da comissão, ressaltou que está a ser feito o cruzamento das acções do projecto com o Plano Quinquenal 2023-2027, para que não haja sobreposição, em termos de execução das tarefas.

O projecto também capacita os gestores das escolas para possibilidade da melhoria e elevação das aprendizagens, através da gestão mais participativa, com o envolvimento da comunidade, da comissão de pais e encarregados de educação, e fazendo com que os próprios alunos participem de modo cívico nas actividades das suas escolas, na manutenção e conservação das mesmas.

“O que nós pretendemos com este projecto é que as escolas estejam cada vez mais voltadas para a qualidade da educação, através de toda a articulação, interacção com os demais órgãos do sector”, realçou Luísa Grilo.

Fonte: Jornal de Angola

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/executivo-assume-compromisso-de-melhorar-a-educacao-ate-2027/

 

 

INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO