Governo angolano manda reabilitar Institutos Técnicos agrários para impulsionar o aumento da produção agrícola

O secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, assegurou, segunda-feira, em Malanje, que, com a reabilitação em 12 Institutos Técnicos Agrários (ITA) do país, o Governo está empenhado na formação de quadros para impulsionar o aumento da produção agrícola.

O responsável proferiu estas considerações durante a apresentação do Projecto de Apoio à Formação Agrícola e Rural (PAFAR), financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento, para contribuir para a redução da insegurança alimentar e combate à pobreza nas zonas rurais, desenvolvendo a produção agrícola e a cadeia de valor.

Gildo Matias anunciou que a reabilitação dos 12 ITA’s que compõem a rede de formação a nível do subsistema do ensino secundário técnico profissional agrário do país vai garantir melhores condições na qualidade da oferta educativa.

Precisou que as infra-estruturas modernizadas dos ITA,s vão permitir ensinar em boas condições e melhorar o sistema de formação agrícola nos seus diferentes níveis, apontando as mulheres rurais como as que mais praticam a agricultura sem grandes conhecimentos, algo que leva à adopção de mecanismos para atracção de jovens do sexo feminino para a qualificação que é necessária neste ramo.

O secretário de Estado disse que uma componente do projecto está virada à formação contínua dos professores que actuam nas áreas técnicas e tecnológicas, que será feita em Angola e em França.

Fez saber que, no âmbito da distribuição geográfica, Malanje foi indicada à cabeça da rede regional do Centro/Norte e assumirá a responsabilidade de acompanhar, suportar e apoiar os outros ITA’s da região.

Acrescentou que estão já em curso a contratação do pessoal da unidade técnica e das empresas que vão realizar o estudo técnico para a reabilitação dos institutos, para que até ao final do primeiro trimestre do próximo ano as obras possam arrancar.

 O projecto tem ainda como objectivo adoptar as práticas agrícolas sustentáveis amigas do meio ambiente, apoiando o empoderamento das raparigas rurais e desenvolver oportunidades de emprego para os jovens.

Orçado em 35 milhões de euros e com um prazo de cinco anos, o PAFAR, lançado no dia 20 de Junho deste ano, na província da Huíla, surge em sequência de acordos assinados pelos Presidentes João Lourenço e Emanuel Macron, em Paris, em 2018 e visa a reforma na formação agrícola e rural, para responder aos desafios da diversificação da economia nacional.

Fonte: JA

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/governo-manda-reabilitar-institutos-tecnicos-agrarios/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO