Instituto Angolano da Juventude pretende capacitar jovens lavadores de carros e vendedores ambulantes para formação sobre empreendedorismo

O director do Instituto Angolano da Juventude (IAJ) disse, terça-feira, em Luanda, que até ao momento estão cadastrados 1.500 jovens lavadores de carros e vendedores ambulantes para formação sobre empreendedorismo.

Yuri Cardoso assegurou, na abertura do primeiro ciclo de formação, com os primeiros 100 jovens lavadores de carros e vendedores ambulantes, das zonas do Hotel Trópico e do Largo dos Ministérios, que a ideia é dotar os formandos de conhecimentos técnico-profissionais, para poderem ter um emprego convencional no futuro. “Temos feito levantamentos periódicos em várias zonas, para percebermos que tipo de expectativas eles têm para o futuro, ou quais os passos que pretendem dar para se tornarem futuros empreendedores”, disse.

Além disso, referiu, a formação visa também incentivar a auto-descoberta de cada jovem, para que tão logo terminem a acção formativa possam abrir negócios na área comercial ou de prestação de serviços.

O director do Instituto Angolano da Juventude assegurou que com o apoio de alguns parceiros sociais, os formandos podem beneficiar de ajudas a fim de prepararem pequenos negócios e levá-los às instituições de micro-crédito ou da banca comercial.

As turmas, explicou, vão ser compostas por 100 jovens cada, com um período de formação de três dias úteis, num ciclo formativo mensal. “Há algum tempo trabalhamos com este grupo alvo, que na maioria é composta por jovens vulneráveis, que procuram soluções de auto-sustentabilidade em pequenos trabalhos, como de lavador carros e de vendedor ambulante”, disse.

Os ciclos de formação nas zonas de trabalho dos formandos, disse, vão basear-se nas vertentes de empreendedorismo e técnicas comerciais e profissionais. Numa primeira fase, realçou, o projecto está a ser implementado na província de Luanda e depois vai estender às outras, apenas na segunda fase.

O IAJ, acrescentou, espera que com iniciativas semelhantes seja possível responder aos anseios da juventude e fazer destes a categoria mais participativa no processo de desenvolvimento da sociedade angolana, estabelecendo mecanismos apropriados que facilitem o protagonismo dos jovens na tomada de decisões públicas.

Falta de documentação

Yuri Cardoso esclareceu que durante o processo de cadastramento foi possível detectar que alguns lavadores de carros e vendedores ambulantes não têm nenhuma documentação que os identifique  como cidadãos nacionais.

O Instituto, avançou, vai trabalhar com o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos na realização de uma feira onde esses possam  tratar da documentação e obter o Bilhete de Identidade, de forma gratuita. “O passo seguinte vai ser inseri-los nas formações”, disse.

Gratidão dos beneficiários

Chadrate Leão, de 28 anos, é lavador de carros há 7 anos e considera importante a iniciativa, para a materialização do sonho de ser pasteleiro ou cozinheiro. “É a oportunidade de alcançar um sonho de anos que tenho hoje com essa formação”, disse.

Pai de quatro filhos, está bem com actividade que exerce, mas quer na formação uma oportunidade para mudar de trabalho. “Vivo na casa da minha mãe, com a esposa e quatro filhos. Diariamente ganho entre três e quatro mil kwanzas, com os quais sustento a família e garanto a escola do filho de dez anos, que estuda a 4ª classe”, disse.

Com o rosto coberto de alegria, Isaías Pedro é outro dos beneficiários, para quem com a formação é aberta uma nova porta para a vida. O lavador de carro, da zona do Hotel Trópico, disse que, em muitos casos, é preciso que hajam mais actos capazes de despertar o potencial de muitos jovens, permitindo a estes fazer o melhor para as famílias e a comunidade, em nome do bem-comum.

Fonte: JA

Ver mais em : https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/instituto-angolano-da-juventude-pretende-capacitar-1-500-jovens/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO