Angola assume presidência da SADC

Angola assume, hoje, a presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), durante a 43ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da região, que inicia, neste dia, em Luanda, sob o lema “capital humano e financeiro: os principais motores para a industrialização sustentável na região da SADC”.

O Presidente João Lourenço vai receber o testemunho da presidência da organização das mãos do homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi Tshilombo, que conduziu os destinos da organização de Agosto do ano passado até aqui.

Como presidente da SADC, o estadista angolano terá como missão, entre outras, supervisionar, ao mais alto nível, a estrutura governativa da organização, fornecer orientação política e controlar as suas funções. A missão contempla, igualmente, a interacção com o pessoal do Secretariado da SADC, por via da qual passará a fornecer, igualmente, orientação e assinar os instrumentos jurídicos durante a vigência do seu mandato, que vai até Agosto do próximo ano.

O Secretariado é a principal instituição executiva da SADC responsável pelo planeamento estratégico, coordenação e gestão dos programas da organização. Este órgão ocupa-se, ainda, da implementação das decisões políticas e institucionais da SADC, como a Cimeira, as Troikas e o Conselho de Ministros.

A chegada de João Lourenço à presidência rotativa da SADC está a ser encarada por vários analistas em Relações Internacionais da praça angolana como um factor que vai imprimir um maior dinamismo na forma de actuação da organização face aos desafios com os quais se debate, dado o seu estilo de governação, bem como por causa da vontade incessante que vem demonstrando em prol de uma África cada vez mais pacífica e desenvolvida.

“Com a chegada de João Lourenço à presidência da SADC, poderemos ter uma presidência muito mais activa e actuante face aos vários assuntos que dominam a pauta da própria região, como as questões ligadas aos aspectos económicos, políticos, sociais e o processo de industrialização da própria região”, acredita o académico Osvaldo Mboco.

Professor universitário de Relações Internacionais, nas disciplinas de Integração Regional e Blocos Geoeconómicos, Mboco admite, por outro lado, que João Lourenço se confrontará, também, com alguns desafios durante o seu consulado, como a questão da paz e segurança como um dos principais, com realce para o que se vive, neste momento, no Leste da RDC e em Cabo Delgado, no Norte de Moçambique.

“Penso que estes são dois dossiers que o Presidente João Lourenço deverá gizar para encontrar a paz e a estabilidade nessa região, tendo em conta que é, também, neste momento, Campeão para a Reconciliação e Paz em África, indicado pela União Africana”, salientou.

Mboco vaticina que uma das primeiras medidas que João Lourenço poderá tomar, no quadro da paz e segurança, de modo a manter o status de uma região estável, se comparada com as outras do continente, como a CEDEAO, passará por influenciar os seus pares no sentido de se adoptar uma Estratégia Colectiva de Defesa e Segurança virada para o reforço da segurança na SADC.

O académico disse que esta iniciativa deverá ter, ainda, como foco, um maior envolvimento dos Estados-membros naquelas questões que atentam contra a paz e segurança da região, como tráfico de armas, de drogas, de seres humanos e todos os outros actos ilícitos que põem em causa a estabilidade da zona.

O especialista em Relações Internacionais acredita, igualmente, que o estadista angolano dedicará uma atenção especial à segurança alimentar da região, com o foco no aumento da capacidade agrícola, industrial e transformadora.

Osvaldo Mboco disse que esta decisão ajudará a região a melhorar o ambiente de negócios e deixar de ser um entreposto de matérias-primas para ser uma região transformadora, ou seja, que se relaciona com outros Estados com produtos acabados ou manufacturados e não propriamente com recursos naturais ou minerais.

Entretanto, referiu que a busca deste desiderato dependerá de uma aposta mais incisiva na construção de infra-estruturas de apoio, como vias de comunicação. “A região não tem uma estrada regional que seja determinante para isso”, lamentou o académico, para quem este será, também, outro desafio da presidência de João Lourenço.

Fonte :Jornal de Angola

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/angola-assume-hoje-a-presidencia-rotativa-da-sadc/

 

 

 

INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI

CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO