ENDE corta fornecimento à Universidade Kimpa Vita por falta de pagamento

A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) cortou o fornecimento de energia à Universidade Kimpa (UNIKIVI), na província do Uige, na segunda-feira, 04, porque esta instituição de ensino superior público tem uma dívida acumulada de mais de dois milhões de kwanzas, soube o Novo Jornal.

Esta informação foi avançada ao Novo Jornal por uma fonte da instituição que solicitou anonimato e que assegurou que a universidade está sem falta de energia na universidade está a fazer com que os trabalhos administrativos, assim como a renovação de matrículas estão parados.

“Toda a universidade está sem energia há três dias porque a ENDE cortou por conta de uma dívida que a instituição tem para com eles”, assegurou a fonte.

Segundo apurou o Novo Jornal, o inicio de renovação de matrícula teria iniciou hoje e muitos alunos que se deslocaram à instituição na manha desta quarta-feira, 06, foram surpreendidos com essa informação. Um funcionário do departamento dos assuntos académicos da Universidade Kimpa contou ao Novo Jornal que não há uma previsão, por enquanto, para o restabelecimento da electricidade na instituição.

O Novo Jornal contactou a direcção da universidade, que confirmou o corte feito pela ENDE-Uige, na segunda-feira, e assegurou que há de facto falhas na questão contratual com a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade.

“Infelizmente neste contrato não ficou resolvida a questão de alguns pagamentos. Há um Posto de Transformação (PT) da ENDE na universidade que foi colocado por pressão nossa e de facto há falhas no cumprimento”, assegurou a fonte da direcção, certificando que este corte de energia está a prejudicar a actividade docente na instituição.

Augusto Lunganga, o director do gabinete de informação científica e documentação da instituição, também contactado pelo Novo Jornal, prometeu esclarecimento sobre o assunto oportunamente, pelo que o Novo Jornal aguarda. Importa referir que a divida global dos clientes da ENDE, em 2021, foi avaliada em 202,8 mil milhões Kz, dos quais 19 mil milhões são da responsabilidade do Estado, conforme o relatório de balanço da ENDE referente a este período. Entretanto, oito em cada 10 instituições públicas não pagam contas de consumo de energia eléctrica, segundo dados fornecidos ao Novo Jornal pelo departamento comercial da ENDE em 2021.

AENDE informa que, num universo de 4.200 locais de consumo pertencentes a instituições públicas inseridas na sua base de dados, 3.486 delas (83%) pagam com “enorme irregularidade” as contas de luz, enquanto outras 714 (17%) só o fazem após a aplicação de medidas coercivas como o corte de electricidade.

Conforme a ENDE, a estratégia para a recuperação da dívida nas instituições públicas, para além da negociação, passa pela facilitação das formas de pagamento por via de prestações. Noutros casos, a empresa remete cópias de processos das dívidas aos ministérios de tutela e ao Ministério das Finanças (MINFIN), uma vez que são as unidades que recebem anualmente verbas para o pagamento desses serviços.

Já nos casos mais extremos, explica o departamento comercial, recorre se ao corte do fornecimento de energia devido às elevadas dívidas. Universidade Kimpa Vita é uma universidade pública sediada na cidade de Uige, e surgiu do desmembramento do campus Uige da Universidade Agostinho Neto (UAN), através das reformas no ensino superior ocorridas nos anos de 2008 e 2009.

Fonte: Novo Jornal

Ver mais em: https://novojornal.co.ao/sociedade/interior/ende-corta-fornecimento-a-universidade-kimpa-vita-por-dividas-e-a-renovacao-de-matriculas-esta-em-causa-114741.html

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO