Standard Bank Angola na lista de propriedades confiscadas pela PGR

A sucursal angolana do Standard Bank (SBA) consta da lista de propriedades e activos financeiros que o Serviço Nacional de Recuperação de Activos (SNRA) da PGR confiscou a favor do Estado e publicou no seu website.

O banco com raízes na África do Sul perdeu 49%, equivalentes a 142 milhões de dólares, detidos pelo empresário Carlos São Vicente, que foi condenado a nove anos de prisão.

Até 31 de Dezembro de 2022, as participações societárias do SBA estavam detidas em 51% pelo Standard Bank Group e em 49% pela AAA Activos Lda., esta última que, na sequência do programa do Governo de João Lourenço de combate à corrupção e apropriação indevida de bens do Estado, passou para o controlo do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), após terem sido apreendidas pela Procuradoria-Geral da República de Angola.

O SBA surge na lista do Serviço Nacional de Recuperação de Activos (SNRA) devido ao facto de que um dos seus principais accionistas, Carlos São Vicente, ter sido condenado a nove anos de cadeia efectiva, por, entre outros, ter criado “um esquema ilegal” que lhe permitiu extrair à Sonangol mais de 900 milhões de dólares.

O empresário angolano, que entre 2000 e 2016 desempenhou, em simultâneo, as funções de director de gestão de riscos da Sonangol e de presidente do conselho de administração da companhia AAA Seguros, sociedade em que a petrolífera angolana era inicialmente única accionista, terá realizado naquele período “um esquema de apropriação ilegal de participações sociais” da seguradora e de “rendimento e lucros produzidos pelo sistema” de seguros e resseguros no sector petrolífero em Angola, graças ao monopólio da companhia.

São Vicente também foi castigado com a obrigatoriedade de ressarcir o Estado num valor de 4,5 mil milhões de dólares norte-americanos, exigidos pelo tribunal.

Assim, os 49% que São Vicente detinha no Standard Bank Angola integram os mais de 19 mil milhões de dólares em valores e bens já recuperados pelo Serviço Nacional de Recuperação de Activos da PGR, no país e no exterior. Valores que também já tinham sido avançados recentemente pela dicetora da instituição Eduarda Rodrigues.

Da lista publicada no site da direcção SNRA, constam ainda 49% das paticipações sociais do Standard Bank Angola (SBA), no valor de 17 mil milhões Kz, equivalente a 142 milhões de dólares. Também constam da lista os hotéis IKA e IU, bem como várias dezenas de apartamentos no país e no estrangeiro, condomínios, fábricas, vivendas e lojas.

Fonte: Angonoticias

Ver mais em: https://www.angonoticias.com/Artigos/item/74352/standard-bank-angola-na-lista-de-propriedades-confiscadas-pela-pgr-e-perde-142-milhoes-usd-a-favor-do-estado

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO