Processo de inscrições nas escolas do II ciclo em Luanda terminam na próxima segunda-feira

O processo de inscrição nas escolas públicas do II ciclo do ensino secundário que teve início na segunda-feira, está a decorrer sem sobressaltos, tendo em conta o nível organizacional implementado na maioria dessas instituições escolares.

É o que se asssitiu no Instituto Politécnico Industrial de Luanda (IPIL), onde estão disponíveis 1.180 vagas, e até à manhã de ontem, já tinham sido inscritos mais de 700 candidatos para as áreas de Construção Civil, Electricidade, Electrónica e Telecomunicações, Informática, Mecânica, Mecatrónica e Química.

O director-geral do IPIL, Milton da Silva, disse que o curso mais concorrido por candidatos, até ao momento, é o de Informática. Aliás, no ano passado, esta área de formação representou quase um terço do total das inscrições feitas.

Milton da Silva explicou que para o processo de inscrição, o candidato deverá apresentar uma cópia do certificado de habilitações literárias de conclusão do primeiro ciclo do ensino primário (9ª classe), cópia do Bilhete de Identidade e efectuar o pagamento de mil kwanzas através da Referência Única de Pagamento ao Estado (RUPE).

O director-geral do IPIL disse que no primeiro dia, a fluência foi muito acima do esperado, mas por conta da organização empreendida pela instituição está a ser possível trabalhar neste processo de forma célere e sem grandes sobressaltos.

Sobre o critério de selecção dos candidatos, disse que o primeiro tem a ver com as médias nas disciplinas nucleares como Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química.

Esta dinâmica, considerou, é determinada pelos próprios candidatos, porque a prioridade é para alunos com as notas mais altas, isto é de 14 a 20 valores.

Cenário no Alda Lara

No Instituto Politécnico Industrial Alda Lara (IPIAL), a acalmia no processo de inscrição é semelhante à do IPIL. Sem qualquer constrangimento, os candidatos chegavam, cumpriam as filas e eram atendidos de forma célere. No fim do processo, abandonavam o recinto escolar, para se evitar confusão. O subdirector Pedagógico do IPIAL, Domingos Agostinho, avançou que, no primeiro dia, foram inscritos 250 candidatos, mas a direcção está ciente que, nos próximos dias, o número de candidatos vai aumentar consideravelmente, por a escola ser, igualmente, uma das mais concorridas de Luanda.

Domingos Agostinho frisou que o IPIAL tem disponíveis 550 vagas para as três áreas de formação: Informática, Construção Civil e Electricidade. O curso mais concorrido é o primeiro, com preferência na ordem dos 80 por cento dos alunos.

No primeiro dia de inscrição, o maior número recaiu para os candidatos de 15 e 16 anos, respectivamente, mas a escola recebe alunos dos 14 a mais idade, por dispor de turmas nocturnas ou do turno pós-laboral.

Em ralação ao nível de aproveitamento o sub-director Pedagógico do IPIAL disse que o nível de aproveitamento dos estudantes foi bom, conseguiu-se atingir uma taxa de 75% e colocaram no mercado 270 finalistas.

IMS com novos dois cursos  

No Instituto Médio de Saúde (IMS), estão disponíveis 240 vagas para os cursos de Análises Clínicas, Enfermagem, Estomatologia, Farmácia, Fisioterapia, Radiologia, Nutrição Dietética e Ortoprotesia, sendo que estes dois últimos começam a funcionar apenas neste ano lectivo.

A directora do IMS, Francisca Boavida, falou da necessidade urgente de mais quadros formados nas áreas de Nutrição Dietética e Ortoprotesia. Segundo a responsável da instituição, esses dois cursos vão ser ministrados apenas agora, porque haviam poucos professores de especialidade, laboratórios e instituições para os estágio.

No curso de Ortoprotesia, disse, só se inscrevem candidatos com 18 ou mais idade, por se tratar de uma área que exige muita responsabilidade, a fabricação de próteses e manuseio de materiais relacionados a isso.

Em relação à preferência dos alunos, Francisca Boavida avançou que o mais escolhido é o curso de Enfermagem, seguido do de Análises Clínicas. Diferente das demais instituições, onde um terceiro pode inscrever o candidato, no IMS é obrigatório a presença do futuro aluno da escola. “A ideia é que este seja já avaliado a partir de uma redacção em que justifique os motivos da escolha do curso na área de Saúde”.

As aulas no IMS são ministradas apenas no período diurno e em dois turnos. Ou seja, ao aluno faz aulas teóricas de manhã e à tarde as práticas ou vice-versa.

Francisca Boavida esclareceu, ainda, que o instituto reserva algumas vagas para atender a casos sociais, com destaque para filhos de pais com deficiência física e sem condições para custear a formação dos agregados.

A directora do IMS explicou que cada sala de aula da escola deve ter apenas 30 alunos, para facilitar a monitorização, por se tratar de curso da Saúde. Mas, por escassez de professores nas disciplinas técnicas, alguns desses agentes acabam sobrecarregados com várias turmas, para evitar que os alunos sejam muito mais prejudicados.

Comunicação Social é o mais concorrido no IMEL

No Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL), estão disponíveis 850 vagas, e até ao dia de ontem, já tinham sido inscritos 903 candidatos, sendo 543 no regime regular e 360 no  pós-laboral (nocturno) nos cursos de Contabilidade e Gestão, Gestão Empresarial, Informática de Gestão, Finanças, Comércio, Estatística, Informática e Comunicação Social.

O coordenador do curso de Comunicação Social do IMEL, Lourenço Pascoal, considerou que o processo de inscrição decorre sem sobressaltos, uma vez que “tudo foi organizado com antecipação, para permitir que fosse célere e transparente”.

O professor Lourenço Pascoal salientou que, até ontem, o curso mais concorrido é o de Comunicação Social, seguido dos de Informática de Gestão, e Contabilidade e Gestão.

Em todas as escolas públicas do II ciclo do ensino secundário, as inscrições terminam na próxima segunda-feira.

Fonte: JA

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/processo-de-inscricoes-nas-escolas-do-ii-ciclo-em-luanda-decorrem-sem-sobressaltos/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO