Universidades em Portugal vão introduzir um “semestre zero” para estudantes dos PALOP

Devido a dificuldades em se expressar, entender e escrever corretamente em português, assim como lidar com exercícios básicos de matemática, física e química, as universidades em Portugal vão implementar um “semestre zero” para integrar estudantes provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) nas instituições de ensino superior.

Essa iniciativa é uma das principais recomendações do estudo “Perfil do Estudante dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: caracterização, expectativas, constrangimentos”, realizado entre 2015 e 2021 e recentemente divulgado.

Clara Carvalho, pesquisadora do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa) e uma das autoras do estudo, explicou à mídia que os alunos africanos não apresentam falta de habilidades acadêmicas, mas enfrentam desafios de integração, desconhecem os conteúdos e o método de ensino, além de terem dificuldades linguísticas. Assim, o “semestre zero” é considerado essencial para esses estudantes.

A medida já foi anunciada pelo anterior Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e tem como objetivo facilitar a integração de estudantes estrangeiros, promovendo o sucesso acadêmico. Diretores de escolas também expressaram interesse em adotar o modelo no ensino básico e secundário, com a implementação prevista para o próximo ano letivo.

OBS:

  • Se o contacto de E-mail ou link não estiver disponível, não existe ou falhar o envio, não é erro nosso, nem responsabilidade do AngoEmprego, (O Prazo de candidaturas pode ter terminado) os Empregadores é que são responsáveis pelos canais de Envio das Candidaturas.
  • As vagas divulgadas aqui são gratuitas, se alguém cobrar por favor denuncie.
  • O Ango Emprego não se responsabiliza em caso de Burlas (Por isso esteja atento(a) aos Burladores)