SOBRE O PMA
O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas é a maior agência humanitária do mundo que combate a fome em todo o mundo. A missão do PMA é acabar com a fome global. Todos os dias, o PAM trabalha em todo o mundo para garantir que nenhuma criança vá para a cama com fome e que os mais pobres e vulneráveis, especialmente mulheres e crianças, possam ter acesso aos alimentos nutritivos de que necessitam.
CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Angola é um país rico em recursos que registou progressos económicos e políticos substanciais desde o fim da guerra civil em 2002. Com um novo governo orientado para as reformas, Angola tem agora uma janela de oportunidade para iniciar um período de crescimento mais inclusivo e sustentável que apoia resultados equitativos.
Para além dos desafios humanitários que o país enfrenta enquanto anfitrião de refugiados e requerentes de asilo, a insegurança alimentar e a subnutrição continuam a ser graves problemas de saúde pública, que são motivados por uma série de factores, incluindo a pobreza, a diversidade alimentar limitada, as más condições de saneamento e higiene, e desigualdade de género. A situação de segurança alimentar é ainda agravada por uma grave seca no sul e no centro de Angola. Uma comparação dos dados de precipitação e cobertura vegetal desde 1981 indica que as províncias do sudoeste sofreram a pior seca dos últimos 40 anos, entre Outubro de 2020 e Maio de 2021.
O PAM está a trabalhar com o Governo de Angola e uma vasta gama de parceiros para a consecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 (Fome Zero) e 17 (Parcerias para os Objectivos).
OBJETIVO DO TRABALHO
Sob supervisão geral e orientação técnica do Chefe do Gabinete de Campo do Dundo e Oficial de Resiliência, o Assistente de Campo do ACL e com um certo grau de independência presta assistência técnica aos agricultores na produção, técnica pós-colheita e comercialização
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES (não com tudo incluído)
- Assegurar assistência técnica na produção de cereais, leguminosas e vegetais aos pequenos agricultores que vivem no Centro de Refugiados de Louva e nas Comunidades de Acolhimento de refugiados.
- Recolher informações sobre a produção de arroz, milho e vegetais pelos agricultores (incluir rendimento de arroz e milho, práticas agrícolas, acesso a insumos, acesso a mercados, volume e valor das vendas por cultura, etc.).
- Identificar constrangimentos e potenciais necessidades de apoio (insumos, formação, armazenamento, ligação aos mercados, melhoria da qualidade dos produtos, etc.).
- Identificar oportunidades para melhorar o acesso aos mercados para os pequenos agricultores.
- Identificar mecanismos de apoio para as mulheres pequenas agricultoras, incluindo o desenvolvimento de capacidades específicas e tecnologias que poupem mão-de-obra e que contribuam para o empoderamento das mulheres e a igualdade de género.
- Apoiar os pequenos agricultores no planeamento das épocas de plantio de 2024 (Janeiro/Fevereiro e Julho/Agosto) de arroz e milho, acompanhar a produção e colheita, e actividades pós-colheita relacionadas). Também apoie na manutenção de registros de toda a produção e vendas.
- Apoiar os pequenos agricultores no planeamento das épocas de plantio de hortaliças de 2024, acompanhar a produção, colheita e comercialização. Também apoie na manutenção de registros de toda a produção e vendas.
- Reportar atempadamente qualquer problema surgido na implementação das atividades do ACL que ultrapasse a sua capacidade de resolução ou intervenção.
- Implementar qualquer outra actividade solicitada pelo Chefe do Escritório de Campo do Dundo ou pelo CO do PMA.
EXPERIÊNCIAS DESEJADAS PARA INGRESSO NA FUNÇÃO
- Conhecimento e experiência do PAM ou das agências da ONU e do setor público (Ministério da Educação), especialmente em atividades de desenvolvimento socioeconómico
- Capacidade de comunicar claramente tanto oralmente como por escrito;
- Capacidade de trabalhar em equipa (autoridades locais e PAM) e estabelecer relações de trabalho eficazes com pessoas de diferentes origens nacionais e culturais;
- Conhecimento de software de planilhas, como Excel é uma vantagem;
- Experiência em sistemas de M&A, recolha e análise de dados, de preferência relevantes para áreas específicas de atividades de desenvolvimento;
- É desejável capacidade demonstrada/experiência prática na capacitação do pessoal de campo;
- Disponibilidade para trabalhar a nível municipal.
QUALIFICAÇÕES MÍNIMAS PADRÃO
Educação : Conclusão do ensino secundário complementada com experiência ou educação adicional em serviços sociais, nutrição ou outras áreas afins
Idioma : A fluência em português é essencial, o conhecimento das línguas locais é vantajoso. É desejável um bom conhecimento prático de inglês (oral e escrito).
Se você tem interesse nesta oportunidade de emprego, não hesite, envie a sua candidatura para o endereço indicado abaixo no botão “Aplicar Agora“.
SIGA-NOS no WHATSAPP para receber novidades rápidas CLIQUE AQUI
RECEBA mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber vagas no Youtube CLIQUE AQUI
– AULAS PRATICAS PARA TE AJUDAR A CONSEGUIR UM EMPREGO
– 65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2024)
– 50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO
OBS:
- Se o contacto de E-mail ou link não estiver disponível, não existe ou falhar o envio, não é erro nosso, nem responsabilidade do AngoEmprego, (O Prazo de candidaturas pode ter terminado) os Empregadores é que são responsáveis pelos canais de Envio das Candidaturas.
- As vagas divulgadas aqui são gratuitas, se alguém cobrar por favor denuncie.
- O Ango Emprego não se responsabiliza em caso de Burlas (Por isso esteja atento(a) aos Burladores)