Gerente de Direitos Humanos e Salvaguardas da África

QUEM NÓS SOMOS

A missão da The Nature Conservancy (TNC) é conservar as terras e águas das quais depende toda a vida. Como organização de base científica, desenvolvemos soluções inovadoras e práticas para os desafios ambientais mais difíceis do mundo, para que as pessoas e a natureza possam prosperar. Nosso trabalho é guiado por nossos valores, que incluem respeito pelas pessoas, comunidades e culturas. Desde uma missão gratificante até desenvolvimento de carreira e horários flexíveis, há muitos motivos para amar a vida #insideTNC. Quer saber mais? Confira nosso para ouvir histórias da equipe ou visite.

Um dos principais objetivos da TNC é cultivar um ambiente de trabalho inclusivo para que os funcionários em todo o mundo tenham um sentimento de pertencimento e sintam que as suas contribuições únicas são valorizadas. Sabemos que só alcançaremos a nossa missão contratando e envolvendo uma equipe diversificada que reflita as comunidades em que trabalhamos. Reconhecendo que as pessoas trazem talentos e competências que foram desenvolvidas fora do âmbito de um trabalho, adotamos uma abordagem holística ao recrutamento que considera a experiência de vida, além dos requisitos profissionais listados nas nossas vagas. Por favor, inscreva-se – adoraríamos ouvir sua opinião. Para citar um ditado popular na TNC, “você se juntará à missão e permanecerá pelo povo”.

O QUE PODEMOS ALCANÇAR JUNTOS

O  Gestor de Direitos Humanos e Salvaguardas de África  será responsável por reforçar uma abordagem baseada nos direitos humanos nos nossos projectos, estratégias e parcerias de conservação com Povos Indígenas e Comunidades Locais (IPLC) na Região de África. Em estreita colaboração com as estratégias nacionais e regionais, aconselharão e apoiarão os programas nacionais sobre os direitos dos IPLC e questões relacionadas, incluindo o desenvolvimento de portfólio nacional e regional; salvaguardas sociais; e processos de monitoramento, avaliação e aprendizagem. Em estreita colaboração com o Diretor de Direitos Humanos em Conservação (Equipe Global de Conservação Equitativa), eles serão responsáveis ​​pela implementação dos direitos humanos e dos princípios de salvaguardas ambientais e sociais, conforme proposto na Política de Direitos Humanos da TNC e na Estrutura de Salvaguardas Ambientais e Sociais da TNC.

ESTAMOS PROCURANDO VOCÊ

O Gestor traz conhecimentos técnicos e experiência vivida em direitos e equidade indígenas e comunitários em inúmeras áreas focais prioritárias ligadas aos direitos humanos e à conservação na região, incluindo participação e liderança comunitária, igualdade e não discriminação, posse e acesso à terra, segurança, género e equidade intergeracional, meios de subsistência, inclusão financeira, conflito entre humanos e vida selvagem e desenvolvimento de mercado. O Gestor compreende a promessa e as armadilhas do sequestro de carbono e da partilha de benefícios, bem como da gestão de áreas protegidas, e é capaz de navegar e articular as tensões inerentes a estas estratégias globais para enfrentar as alterações climáticas e reverter a perda de biodiversidade na África Subsaariana . Eles entendem o monitoramento e a avaliação robustos e culturalmente responsivos e se sentem confortáveis ​​com métricas qualitativas e quantitativas. Conhecem todos os quadros de direitos pertinentes da ONU, incluindo a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, e têm um conhecimento profundo da organização indígena e comunitária e das reivindicações em África. Aconselham as equipas dos programas nacionais sobre questões específicas e são capazes de responder atempadamente às questões e necessidades que surjam.

O Gestor liderará o desenvolvimento de uma abordagem integrada e de um plano de gestão para a aplicação consistente do Quadro de Salvaguardas Ambientais e Sociais (ESSF) da TNC e trabalhará com o Consultor de Género de África para avaliar e integrar projectos, programas e estratégias de processos. Eles servirão como Consultores de Salvaguardas para equipes de projeto e, às vezes, liderarão o desenvolvimento e gestão de Termos de Referência (ToRs) e contratos para salvaguardas e/ou consultores de gênero para grandes projetos complexos.

O Gestor baseia-se na profunda experiência dos programas nacionais e apoia a TNC como um parceiro chave neste espaço, construindo capacidade interna e fortalecendo parcerias externas em apoio a este trabalho. Trabalhando em estreita colaboração com as equipas TNC IPLC em programas nacionais relevantes, em toda a Região de África e a nível mundial, reúnem orientações, melhores práticas, estudos de caso, modelos, currículos e oportunidades de networking para apoiar a adopção de estratégias-chave e a aprendizagem e partilha, para satisfazer nossos compromissos de respeitar os direitos humanos em todo o nosso trabalho. Trabalhando com organizações indígenas e comunitárias, organizações de direitos humanos, doadores, governos, universidades, empresas e outras organizações sem fins lucrativos, eles ajudarão a mudar o paradigma da conservação, colocando os direitos e a liderança indígenas e comunitários no centro do nosso trabalho no âmbito regional. nível.

O Gestor reportará diretamente ao Diretor Global de Direitos Humanos na Conservação, com relatórios pontilhados ao Diretor de Povos Indígenas e Comunidades Locais para África. Eles colaborarão com colegas da Safeguards em toda a TNC no desenvolvimento e aplicação de ferramentas, recursos e estruturas. Esta posição será baseada onde a TNC tiver sede social em África; Angola, Gabão, Quénia, África do Sul, Tanzânia ou Zâmbia.

RESPONSABILIDADES E ESCOPO

Implementação e supervisão de salvaguardas:

  • Gerenciar o desenvolvimento de Estruturas e Sistemas de Gestão Ambiental e Social (ESMFs) para projetos, apoiando a supervisão de ESMSs em nível de projeto.
  • Estabelecer um processo de triagem de projetos/estratégias para identificar riscos ambientais e sociais, estruturas de gestão para avaliações de impacto (AIAS) e planos de medidas de mitigação (PGAS) com base nas políticas da TNC, nas orientações disponíveis e, uma vez finalizado, no futuro ESSF organizacional.
  • Liderar a avaliação de triagem e a categorização de riscos dos riscos e impactos ambientais e sociais da proposta de projeto, com base nas políticas/orientações de toda a TNC e no ESMF da Região AP.
  • Fornecer triagem, recomendações e supervisão em nível de projeto/estratégia para materiais de gestão ambiental e social desenvolvidos pelas equipes do projeto. Liderar o desenvolvimento e entrega de treinamentos, materiais educacionais e capacitação para funcionários e parceiros ou contratados da TNC na prevenção de violações de direitos humanos, promover os direitos dos IPLC e salvaguardar a implementação.
  • Orientar equipes na elaboração de orçamentos para salvaguardas e gerenciamento de contratos com consultores de salvaguardas.

Planejamento Estratégico e Assessoria:

  • Desenvolver e implementar estratégias de longo prazo para apoiar abordagens à conservação baseadas em direitos, alinhando-as com os objectivos da Região TNC África e com os programas nacionais prioritários.
  • Fornecer aconselhamento oportuno e tomada de decisões estratégicas em resposta a situações urgentes, utilizando análise, experiência e bom senso.
  • Consultar os programas nacionais sobre direitos e necessidades relacionadas com a equidade na conservação baseada na comunidade, incluindo participação, liderança, igualdade, posse de terra e segurança.
  • Colaborar com colegas no cultivo de parcerias com organizações indígenas e comunitárias, grupos de direitos humanos, governos, empresas, doadores, academia e organizações sem fins lucrativos, garantindo o alinhamento com os planos estratégicos regionais.

Desenho e gerenciamento de projetos:

Colaborar com colegas de Salvaguardas e Conservação para:

  • Identificar riscos e oportunidades de direitos indígenas e comunitários em projetos de conservação, com foco na equidade de gênero.
  • Criar e implementar estratégias para mitigar os riscos de direitos humanos e aumentar as oportunidades em projetos de conservação, incluindo aconselhamento sobre formação de pessoal.
  • Estabelecer protocolos de monitoramento de indicadores de direitos e equidade, adaptando-se às mudanças de riscos e oportunidades.
  • Desenvolver processos inclusivos de Consentimento Livre, Prévio e Informado, incluindo recolha e análise de dados.
  • Elabore e forneça currículos de treinamento para funcionários para promover os direitos indígenas e comunitários e prevenir violações dos direitos humanos.

Responsabilidades Adicionais:

  • Viaje nacional e internacionalmente conforme necessário e trabalhe em horários flexíveis, incluindo noites e fins de semana.
  • Trabalhe em ambientes que envolvam exposição mínima a elementos desagradáveis ​​e exijam menor esforço físico.

O QUE VOCÊ VAI TRAZER

Qualificações Mínimas:

  • Grau de bacharelado e pelo menos 7 anos de experiência em práticas de direitos indígenas e comunitários ou combinação equivalente de educação e experiência, incluindo pelo menos 2 anos de trabalho em questões ambientais.
  • Experiência regional aprofundada e amplo conhecimento no envolvimento com povos indígenas e comunidades locais em África
  • Experiência na gestão de projetos complexos ou múltiplos, incluindo gestão financeira e coordenação do trabalho de outros profissionais e parceiros; Áreas de especialização: Experiência comprovada nestas áreas críticas:
    • Envolvimento e liderança comunitária.
    • Princípios de direitos humanos, igualdade e não discriminação.
    • Posse da terra, segurança de acesso e equidade de género.
    • Meios de subsistência e inclusão financeira, Familiaridade com as principais convenções da ONU, regionais e nacionais relevantes para o envolvimento dos IPLC em África.
    • Abordar conflitos entre humanos e vida selvagem, desenvolvimento de mercado e questões ambientais, como sequestro de carbono e gestão de áreas protegidas.
  • Experiência de supervisão, incluindo motivação, liderança, definição de objetivos e gerenciamento de desempenho.
  • Experiência na formação de parcerias com diversas entidades, incluindo grupos indígenas, organizações de direitos humanos, governos e instituições acadêmicas.
  • Experiência em negociação.

Qualificações desejadas

  • Um diploma avançado e mais de 10 anos de experiência na prática de direitos indígenas e comunitários ou uma combinação equivalente de educação e experiência, incluindo pelo menos 5 anos de trabalho em questões ambientais e/ou trabalho em direitos humanos na conservação.
  • Experiência em design de instrução, construção de movimento, ação coletiva ou afins.
  • Experiência em planejamento estratégico e implementação aplicada.
  • Capacidade comprovada de aconselhar diversas partes interessadas e desenvolver capacidades, incluindo a concepção e entrega de materiais e programas educacionais.
  • Fortes habilidades interpessoais e de comunicação e experiência direta no envolvimento das partes interessadas.
  • Comunicar-se claramente por meios escritos, falados e gráficos nos idiomas inglês, francês ou português.
  • Fluência em Inglês
  • Politicamente experiente e experiente em discussões políticas em nível nacional.

O QUE TRAZEMOS

Desde 1951, a The Nature Conservancy tem feito um trabalho que você pode acreditar na proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Através de ações de base, a TNC cresceu e tornou-se uma das organizações ambientais mais eficazes e de amplo alcance do mundo. Graças a mais de 1 milhão de membros, mais de 400 cientistas e aos esforços dedicados da nossa diversificada equipe, impactamos a conservação em todo o mundo!

A The Nature Conservancy oferece um pacote de benefícios competitivo e abrangente, incluindo: benefícios de assistência médica, auxílio-aposentadoria/gratuidade, licença parental, folga remunerada acumulada, seguro de vida, cobertura de invalidez, programa de assistência a funcionários, outros benefícios de bem-estar vitalício e profissional. Saiba mais sobre nossos benefícios.

Temos orgulho de oferecer um ambiente de trabalho que apoia as necessidades de saúde, bem-estar e flexibilidade das pessoas que empregamos!

Esta descrição não foi projetada para ser uma lista completa de todos os deveres e responsabilidades exigidos para este trabalho.

Nossas Competências:

A Nature Conservancy é um empregador que oferece oportunidades iguais. 

O nosso compromisso com a diversidade inclui o reconhecimento de que a nossa missão de conservação é melhor promovida pela liderança e contribuições de pessoas de diversas origens, crenças e culturas. Recrutar e orientar funcionários para criar uma organização inclusiva que reflita nosso caráter global é uma prioridade e incentivamos candidatos de todas as culturas, raças, cores, religiões, sexos, origens nacionais ou regionais, idades, status de deficiência, orientações sexuais, identidades de gênero, militares , status de veterano protegido ou outro status protegido por lei.
A TNC está comprometida em oferecer acomodações para indivíduos qualificados com deficiência e veteranos com deficiência em nosso processo de candidatura a empregos. Se precisar de assistência ou acomodação devido a uma deficiência, envie uma nota para [email protected] com Solicitação de acomodação na linha de assunto.

Se você tem interesse nesta oportunidade de emprego, não hesite, envie a sua candidatura para o endereço indicado abaixo no botão “Aplicar Agora“.

Aumente a chance de conseguir Emprego com um currículo impecável e um perfil LinkedIn otimizado! CLIQUE AQUI

SIGA-NOS no WHATSAPP para receber novidades rápidas CLIQUE AQUI
RECEBA mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber vagas no Youtube CLIQUE AQUI

AULAS PRATICAS PARA TE AJUDAR A CONSEGUIR UM EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2024)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO

OBS:

  • Se o contacto de E-mail ou link não estiver disponível, não existe ou falhar o envio, não é erro nosso, nem responsabilidade do AngoEmprego, (O Prazo de candidaturas pode ter terminado) os Empregadores é que são responsáveis pelos canais de Envio das Candidaturas.
  • As vagas divulgadas aqui são gratuitas, se alguém cobrar por favor denuncie.
  • O Ango Emprego não se responsabiliza em caso de Burlas (Por isso esteja atento(a) aos Burladores)

Tagged as: ango emprego, Ango Emprego 2024, emprego em angola, Emprego em Angola 2024, emprego em luanda, Recrtuamento em Angola, Recrutamento 2024

A aplicação termina em April 30, 2024
Vaga ID: 116720 A aplicação termina em April 30, 2024

Visão Geral

  • Localização Angola
  • Categoria da Vaga
  • Salário $
  • Tipo de Emprego TEMPO INTEIRO

TNC

  • Angola