Visionarius oferece formação gratuita aos jovens em Luanda

Mil jovens poderão beneficiar de formação e consultoria gratuita virada para o ramo de seguros e fundos de pensões, até ao final de 2023, em Angola, com vista à capacitação e reforço da literacia de seguros no país, numa iniciativa da consultora “Visionarius”.

De concreto, nas sessões de formação, os formandos aprimoram os conhecimentos e trocam experiências sobre os mais diversos temas, como “Administração de riscos”, “Ramos vida”, “Ramos não vida”, “Co-seguro e Resseguro”, “Análise e Gestão de Carteira” e “Contabilidade de seguros”.

Segundo o responsável para os assuntos pedagógicos da Visionarius, Anselmo Capaça, a formação é ministrada somente aos domingos, a partir das 14h00 às 17h00, na Mediateca “Zé Dú” do Cazenga, em Luanda, sendo dividido em quatro domingos por cada módulo, o que corresponde a 12 horas.

Sob o lema “Mais literacia, mais penetração de seguros”, o ciclo de formação abrange todas as pessoas interessadas e individualidades que trabalham no sector de seguros, tendo como requisito mínimo obrigatório o ensino médio.

Em declarações à ANGOP, a fonte sublinhou que cada módulo contempla 70 formandos, em média, tendo referido que já foram ministradas cinco sessões neste ano.

Recordou que, desde 2021 até ao momento, foram capacitados mais de 300 jovens, entre funcionários do sector e singulares, que têm aplicado os conhecimentos adquiridos nas seguradoras.

Para além disso, Anselmo Capaça afirmou que, fruto da capacitação, algumas seguradoras mostram-se disponíveis em receber os formandos da Visionarius, que feito contactos para o enquadramento de mais jovens no mercado de trabalho.

A título de exemplo, avançou que a seguradora Giant Seguros já solicitou alguns candidatos que poderão beneficiar de treinamento para uma possível oportunidade de trabalho.

Até 2021, a taxa de penetração de seguros em Angola foi estimada em 0,7%, uma percentagem muito baixa dos 6% que se registam nas economias da Comunidade de Desenvolvimento de Países da África Austral (SADC, sigla em inglês), segundo a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG).

Pouca literacia retrai mercado de seguros

Para o também especialista em avaliar e administrar riscos (actuário), o mercado de seguros angolano ainda está aquém do desejado, por existir pouca literacia e artigos ou livros sobre seguros no país, para além da fraca cultura e interesse das pessoas em matérias deste sector.

Reconheceu que há poucas instituições que ministram matérias ligadas ao sector dos seguros em Angola, apesar da ARSEG criar estratégias para melhorar o dinamismo do mercado.

“Penso ser um mercado pouco explorado, embora existam muitas oportunidades de negócio que permite a geração de mais postos de trabalho e incentiva o investimento de empresários”, referiu.

Face a esse cenário, o especialista aponta a revisão dos programas de ensinos escolares, principalmente os cursos financeiros, criação de programas televisivos ou radiofónicos a nível nacional e ciclos de formação contínua como uma das soluções para dinamizar o mercado de seguros em Angola.

Actualmente, o sector conta com dez companhias de seguros autorizadas pela ARSEG, nomeadamente a Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA), a pioneira, Nossa Seguros, Sanlam Angola, Mundial Seguros, Global Seguros, Fidelidade, Confiança Seguros, Tranquilidade, Triunfal Seguros e a Protteja.

Quanto ao sector do Fundos de Pensões, que também está quase “adormecido”, Anselmo Capaça apela a necessidade das empresas e pessoas singulares interessarem-se cada vez mais por estes serviços, por estimular a produtividade no trabalho e ter um grande impacto na vida das empresas e dos seus funcionários.

Definiu o Fundo de Pensões como um complemento das pensões que os trabalhadores recebem na idade de reforma, sendo capaz de garantir a continuidade de vida normal após a aposentação.

Fonte: Angop

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/economia/visionarius-oferece-formacao-gratuita-sobre-seguros-para-mil-jovens/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO