Moradores e empresários do Cabo Ledo

Moradores e empresários da comuna turística e piscatória do Cabo Ledo, município da Quiçama, em Luanda, 120 quilómetros a sul do centro da cidade de Luanda, apontam a falta de energia eléctrica e água potável como os factores que obstaculizam o desenvolvimento da circunscrição.

Na comuna, o fornecimento de energia eléctrica é feito por um grupo gerador que funciona das oito às 23 horas e só abastece a sede, enquanto que a água potável é fornecida por camiões cisternas.

Com dois mil e 500 quilómetros quadrados, a comuna do Cabo Ledo é uma região tradicionalmente piscatória e turística devido às suas praias, tem uma população estimada em 13 mil habitantes, maioritariamente comerciantes, agentes hoteleiros e pescadores.

João da Costa, residente na região há mais de 15 anos, disse que a comuna nunca beneficiou de água potável ou energia eléctrica da rede pública, tendo apontado o Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM) como a única esperança, uma vez que já passaram outros projectos públicos e privados, mas nunca concretizados.

Fez saber que os munícipes são obrigados a recorrer a água imprópria e prejudicial à saúde humana. Quem tem capacidade financeira compra 20 mil litros ao preço de 60/65 mil Kwanzas, enquanto recorre aos geradores para energia eléctrica.

Maria Amélia, residente há dez anos no bairro do Sangano, arredores da sede municipal, contou que para além de outros problemas, a falta de água e energia eléctrica são os mais acentuados.

“É muito caro comprar uma cisterna, como alternativa compramos bidões que custam 100 ou 150 Kwanzas, por cada 25 litros”, frisou.

Responsável de um resort, António Freitas informou que a falta destes equipamentos da rede pública tem causado muitas perdas de lucros devido ao afastamento de clientes e investidores.

No seu empreendimento, localizado a beira mar, foram colocados painéis solares, em vez de geradores, enquanto que o abastecimento de água potável é feito por camiões cisternas.

De acordo com a fonte, a administração comunal fornece duas a três vezes por semana uma cisterna de 40 mil litros para beneficiar as populações e a energia eléctrica através do único grupo gerador.

Cabo Ledo encontra-se na província de Luanda. Fica a cerca de 100 quilómetros a sul da capital Luanda e integra o Parque Nacional de Kissama. É uma região rica em fauna e flora, que podem ser observadas graças aos trilhos para caminhadas. É considerada o melhor local para a prática de surf em Angola.

Fonte: Angop.ao

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/sociedade/irregularidade-de-energia-e-agua-sao-obstaculos-ao-desenvolvimento-de-cabo-ledo/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO