Académico pede qualificação dos professores

O docente universitário Júlio Tchimbilundu de Paiva recomendou, esta quarta-feira, no Huambo, a necessidade dos sindicatos do sector da Educação promoverem acções de capacitação permanente dos professores, para que estejam à altura dos desafios actuais.

Júlio Tchimbilundu de Paiva fez estas recomendações quando dissertava o tema “O professor ontem e hoje, o seu reflexo na sociedade e a sua valorização” durante uma palestra, promovida pelo Sindicato da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social, que marcou as comemorações, pela primeira vez na província do Huambo, do Dia Mundial do Professor, que hoje se assinala.

Na ocasião, disse que a valorização dos professores exige, acima de tudo, maior preparação para que estejam preparados para o exercício, condignamente, do seu papel na construção da mudança e transformação da sociedade.

Segundo o académico, não se pode dar valor quem não consegue compreender as suas responsabilidades e se abdica dos deveres sociais de contribuir para o desenvolvimento do país ou comunidade, em particular.

Nesta conformidade, acrescentou, os sindicatos do sector da educação, enquanto órgãos de defesa dos direitos da classe, têm a responsabilidade de continuarem a promover a formação permanente dos seus filiados, para que estejam à altura dos desafios actuais e sejam dignos merecermos da valorização necessária.

Disse que a valorização dos professores deve começar da atribuição de salários justos, a disponibilização de condições de trabalho e o respeito social, pelo sacrifício consentido diariamente e pela importância que desempenham na sociedade.

“Não existem sociedades que se constroem sem professores. Eles são os verdadeiros promotores da transformação ao formarem quadros capazes de interpretar os fenómenos sociais e transformarem os mesmos sem soluções ideais para o desenvolvimento e progresso das sociedades”, sustentou.

Na sua dissertação, o também professor universitário fez alusão ao percurso histórico da profissão de professor no mundo e os avanços registados até aos dias de hoje.

Por seu turno, a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Cultura e Comunicação Social, Elisabeth Cahombo, mostrou-se preocupada pelo facto do dia 05 de Outubro, passar de forma despercebida a nível do país.

Disse que o sindicato defende a necessidade de se dar maior ênfase a este dia, de forma a estimular o importante papel desempenhado pelos profissionais da educação e a sua valorização, como primeiro passo para garantir um ensino de qualidade em Angola.

Por isso, acrescentou que as comemorações, pela primeira vez, na província do Huambo da efeméride, sob o lema “transformar a educação” têm como objectivo mobilizar a acção política necessária para se alcançar uma educação pública de qualidade, inclusiva e qualitativa para todos.

O dia 05 de Outubro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO) como Dia Mundial dos Professores, em 1994.

Esta data foi escolhida para reconhecer a importância da declaração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da UNESCO sobre a condição dos trabalhadores docentes, concretizada em 5 de Outubro de 1966.

Fonte: Angop.ao

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/educacao/academico-recomenda-capacitacao-dos-professores-pelos-sindicatos

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO