Formados 250 jovens em empreendedorismo

Duzentos e Cinquentas jovens concluíram hoje, segunda-feira, no município do Rivungo, província do Cuando Cubango, uma formação sobre empreendedorismo, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).

Em 15 dias de formação, os jovens apreenderam conhecimentos sobre os diversos domínios do empreendedorismo, com destaque para “criação e gestão de pequenos negócios”, “contabilidade básica” e “gestão de créditos”.

Em declarações à ANGOP, o chefe dos Serviços Provinciais do INEFOP no Cuando Cubango, Xavier Cutalela Chicuata, deu a conhecer que os jovens ora formados estão habitados a receber nos próximos dias os seus respectivos kits profissionais, de incentivo ao auto emprego.

O responsável explicou que nos próximos dias os participantes serão agraciados com kits profissionais, na perspectiva de promover o auto-emprego nas áreas da agricultura, beleza e estética, canalização, electricidade, construção civil e serralharia, distribuídos no âmbito do (PAPE).

Disse que as equipas de formadores vão desdobrar-se com acções de formação de 150 jovens do município de Mavinga, no decurso desta semana, o que seguirá Nankova, dentro da execução dos projectos na sexta fase do fomento ao empreendedorismos juvenil em toda extensão da província do Cuando Cubango.

Dos nove municípios da província, o PAPE já foi implementado no Dirico, Cuito Cuanavale, Cuchi, Menongue, Cuangar e Calai, nos seus quatro eixos fundamentais, designadamente a formação profissional, estágios profissionais, micro crédito e carteira profissional, estando para breve as municipalidades do Rivungo, Mavinga e Nankova.

O responsável lembrou que, de 2019 a presente data, o PAPE beneficiou um total de três mil 71 jovens em diversos sub-programas, tendo permitido a criação de mil 797 postos de trabalho em seis municípios.

O PAPE, em curso desde Outubro de 2019, sob égide do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTESS), é um dos mecanismos de empregabilidade, com a previsão de abranger, até final de 2022, um universo de 83 mil e 500 jovens nas mais diversas componentes a nível do país, incentivando-os com iniciativas empreendedoras a alavancarem os seus pequenos negócios.

Fonte: Angop.ao

Ver mais em: https://www.angop.ao/noticias/sociedade/formados-250-jovens-em-empreendedorismo-no-rivungo/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO