Empreendedores formados pelo PAPE

A execução do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), desde 2019, já permitiu a formação de 2.431 jovens do Namibe, através de programas formativos de curta duração, designados “avanço” e “capacita”, que foram criados para atender as necessidades de preparação profissional e facilitar aos jovens capacitação e qualificação, dada a necessidade da sua inserção no mercado de trabalho, segundo a responsável dos serviços provinciais do INEFOP – Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional.

Fernanda Ntyamba acrescentou que, dos formados pelo INEFOP, nos últimos três anos, 225 jovens foram encaminhados para estágios profissionais, em 17 empresas que apoiam projectos de inserção de jovens no mercado de trabalho.

Durante o referido período, 1.147 jovens beneficiaram de kits profissionais, que permitiram a criação de mais de três mil postos de trabalho, ao passo 214 foram contemplados com micro-créditos e 100 receberam carteiras profissionais. Fernanda Ntyamba, que intervinha, no município de Moçâmedes, no acto de entrega, pelo Governo Provincial do Na-mibe, de novas ferramentas de trabalho, referentes ao orçamento da 6ª fase, anunciou que esta etapa vai proporcionar a geração de 268 postos de trabalho directos, contemplando 106 jovens empreendedores, nas especialidades de agricultura, cabeleireiro, barbeiro, padeiro, bem como canalizador, carpintaria e corte e costura.

A distribuição de kits foi extensiva a outros jovens empreendedores nas especialidades de culinária e pastelaria, electricidade, ladrilho, manicure e pedicure, pedreiro, serralheiro, mecânica-auto, instalação de antenas parabólicas e electrónica.

A responsável do Inefop garantiu que, nos próximos dias, vão ser contemplados jovens da comuna das Cacimbas, município de Camucuio, e do Capangombe (Bibala). “A nossa perspectiva, en-quanto sector social, é formar, até ao final deste ano, 3.500 jovens, em várias especialidades, e entregar mais de 1.500 kits profissionais”.

Apelou aos beneficiários no sentido de fazerem bom uso dos meios recebidos, criando pequenas empresas de prestação de serviços e garantir emprego a outros jovens.

A vice-governadora do Namibe para o Sector Político, Económico e Social, Anica de Sousa, que testemunhou, quinta-feira, o acto, disse augurar que, com a entrega dos kits profissionais, vai se minimizar a situação de muitos jovens que têm estado a batalhar em busca do primeiro emprego.

Aconselhou os jovens no sentido de apostarem na formação académica e técnico-profissional e a não desistirem facilmente dos seus objectivos, “porque os percalços sempre acontecem”. Garantiu que o processo de distribuição de kits profissionais vai prosseguir.

Os beneficiários agradeceram o empenho do Governo da Província do Namibe, que sempre procurou minorar as principais inquietações da juventude, principalmente quando se trata de desemprego. Prometeram cuidar bem dos meios postos à sua disposição e criar as condições para garantir postos de trabalho a outros jovens.

O Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade, em três anos, já criou mais de 70 mil postos de trabalho directos, em todo o país. O programa encontra-se na última fase de execução. Até ao final deste ano, pode alcançar a meta estabeleida da criação de 83.500 postos de trabalho.

Fonte: Jornal de Angola

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/mais-de-dois-mil-empreendedores-formados-pelo-pape-no-namibe/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego

-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2022
-10 PIORES ERROS COMETIDOS POR ANGOLANOS AO ENVIAR O CURRÍCULO
50 IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA SE FAZER EM ANGOLA COM POUCO DINHEIRO
-QUER TRABALHAR NA ZEE (ZONA ECONÓMICA ESPECIAL) CLIQUE AQUI
-CONSIGA UM EMPREGO NA AFRICELL
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO