Advogados pedem à FAB obstrução de novas inscrições de atletas para o 1º de Agosto

A empresa J.V Advogados solicitou, nesta terça-feira, à Federação Angolana de Basquetebol (FAB) o cancelamento de inscrições de novos atletas da equipa sénior masculina em obediência ao artigo 46 do Regulamento de Disciplina da instituição. Em causa está o incumprimento do pagamento das dívidas contraídas aos atletas à luz do contrato de trabalho.

Os advogados apresentaram a carta à FAB, sustentando que a direcção do clube, liderada, por Carlos Hendrick, nunca mostrou vontade em resolver o diferendo, depois de muitas tentativas para se encontrar uma solução pacífica.

Os representantes de Islando Manuel, Felizardo Ambrósio, Edson Ndoniema, Geraldo Santos, Hermenegildo Santos, Juscelino Ricardo, Malick Cissé e Tárcio Domingos accionaram o artigo 46 do Regulamento de Disciplina da FAB à luz do direito dos atletas.

Este artigo (46) estipula o seguinte: “Todos os clubes que não cumpram as suas obrigações estabelecidas nos contratos poderão ser sancionados pela Direcção da Federação Angolana de Basquetebol, ficando impedidos de inscrever novos atletas até ao período que durar a situação de incumprimento”.

A situação deixou entristecida a equipa técnica, liderada por Lazare Adingono. Os vice-campeões nacionais terão de recorrer à Academia da Cidade Desportiva para acudir o sufoco da equipa sénior na próxima época desportiva, caso a FAB accione a norma disciplinar.

Em declarações ao Jornal de Angola, o antigo poste da turma militar, Felizardo Ambrósio, confirmou que o grupo fez tudo para se evitar o litígio, mas algumas pessoas inviabilizaram o processo de entendimento. Sem alternativa, recorreu-se à FAB para se encontrar o consenso.

“Tentámos chegar a um consenso, várias vezes, por via de diálogo, mas não tivemos sucesso. Queremos chegar a um acordo com a Direcção do 1º de Agosto e que reconheçam as nossas dívidas. Que digam o prazo que vão começar a pagá-las”.

O basquetebolista reiterou que, se não houver solução favorável, o próximo passo será recorrer à FIBA Mundo.

“Foram muitos anos a representar as cores do 1º de Agosto. Merecemos algum respeito e consideração. Não estamos a exigir o pagamento na totalidade, mas que seja de forma faseada e digam-nos alguma coisa. Vamos assinar algum documento”, explicou.

Zacarias Jeremias, um dos advogados que representa o grupo dos oito atletas, confirmou a apresentação da carta à Federação Angolana de Basquetebol a exigir o accionamento do artigo 46 para forçar o clube da Maianga ao pagamento da dívida contraída, referente aos salários, prémios de jogo e Segurança Social.

Kikas Gomes confirma contactos com advogados

 O director para o basquetebol do 1º de Agosto, Joaquim Gomes “Kikas”, confirmou ontem, ao Jornal de Angola, que a direcção do clube mantém contactos com os advogados dos atletas que apresentaram uma carta à Federação Angolana de Basquetebol para inviabilizar a inscrição de novos atletas na agremiação.

“Já estamos a tratar a situação com os advogados. Vamos ver como resolvê-la. Por enquanto é tudo que posso avançar”, disse e remeteu-se ao silêncio.

Fonte: JA

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/1-de-agosto-advogados-pedem-a-fab-obstrucao-de-novas-inscricoes-de-atletas/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO