Angola poderá ter Maior Parque de Safaris Privado em África

O empresário namibiano Stefan Van Wyk quer tornar a região do Cuatir, na província do Cuando Cubango, o maior parque privado africano de safaris.

Numa reportagem publicada pela Lusa, o conservacionista frisou que descobriu o Cuatir em 2012, quando sobrevoava a área com uma avioneta e apaixonou-se pela solidão do local e pela total ausência de vestígios humanos, iniciando logo a seguir o processo para formalizar uma concessão.

Naquela ilha, uma extensa área encaixada entre os rios Cubango e Cuito, a cerca de 1.500 quilómetros da capital angolana, o cenário é o da típica savana africana: uma vastidão de capim, que serve de pasto e esconderijo aos animais, espraiando-se até à linha do horizonte, acompanhada do chilrear alegre das espécies de aves que por ali abundam e o zumbido dos insectos.

Palancas vermelhas, nunces, olongos e kudus são algumas das espécies de antílopes que se podem encontrar por ali, desfrutando de 40 mil hectares de liberdade.

Mas, há também outros mamíferos como zebras, girafas, mabecos e até chitas, que deixam os seus vestígios no terreno e são “apanhados” nas câmaras fotográficas estrategicamente colocadas junto dos bebedouros, apesar de permanecerem normalmente invisíveis para os visitantes.

É aqui que Stefan instalou a sua base, com uma área de campismo e seis bungalows despojados, aptos para poder receber turistas e cientistas que têm investigado a vida selvagem neste projecto de conservação, onde estão contabilizadas 32 espécies de mamíferos, 112 de aves e 24 espécies de árvores.

Foi em 2020 que o namibiano começou a reintroduzir no Cuatir espécies que tinham desaparecido com a guerra, como a girafa e a zebra e que se readaptaram rapidamente ao habitat que lhes é natural.

Para 2024, está prevista a chegada de uma manada de 16 elefantes provenientes da Namíbia, uma operação complexa que obriga, além do licenciamento, captura e transporte dos animais, alargar a vedação para que não regressem ao seu país de origem.

Stefan van Wyk quer alargar a reserva privada – a única em Angola – para os 200 mil hectares para ter área suficiente para animais de grande porte, como elefantes e búfalos, e transformar o Cuatir no maior parque de safaris sob gestão privada em África.

“A África do Sul tem o Tswualu, acho que com 100 mil hectares, Namíbia tem Erindi, com 70 mil hectares, e este vai ser o maior parque privado em África para ecoturismo”, ambiciona, frisando que a província angolana do Cuando Cubango é a mais adequada à vida selvagem, graças à extensa mancha florestal e ao regime de chuvas.

“Temos sorte porque esta área não vale nada para a agricultura, o solo [não é bom] por causa da areia, por isso esta área está disponível para os animais selvagens e os animais podem trazer turismo, oportunidades para criar empregos nesta área de Angola”, realça.

Ecoturismo cresce 

O empresário destacou alguns avanços no sector, como é o fim da exigência de vistos, tendo destacado ainda assim a formalização dos postos de entrada nos aeroportos de Menongue e Cuito Cuanavale, afirma, sublinhando que, tal como a Jamba, locais ligados à guerra civil angolana, “vão ser importantes para o turismo”.

“Acho que o turismo pode contribuir muito para a economia de Angola, neste momento entram poucos turistas (…) e as viagens autónomas não trazem muito dinheiro para o país, queremos ajudar a nossa economia e nosso povo nessa área”, disse.

Por agora, são sobretudo turistas estrangeiros, do Reino Unido, dos Estados Unidos, da Bélgica, espanhóis e alguns portugueses, que procuram o Cuatir, em busca de “um sítio bonito” onde possam fazer uma pausa curta antes do próximo destino exótico.

Em 2024, quer reforçar o marketing fora do país para começar a atrair mais turistas, destacando a sua importância para a economia angolana: “vai ser um grande benefício”.

Fonte: Jornal de Angola
Ver artigo em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/investidor-quer-criar-em-angola-maior-parque-privado-africano-de-safaris/#:~:text=Stefan%20van%20Wyk%20quer%20alargar,sob%20gest%C3%A3o%20privada%20em%20%C3%81frica.

SIGA-NOS no WHATSAPP para receber novidades rápidas CLIQUE AQUI
RECEBA mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber vagas no Youtube CLIQUE AQUI

RECEBA Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)

AULAS PRATICAS PARA TE AJUDAR A CONSEGUIR UM EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO