A Centralidade do KM 44, no município de Icolo e Bengo, acolhe de 2 a 4 de Abril, o 1º Torneio Intermunicipal de Basquetebol, enquadrados nos 21º aniversário do calar das armas em Angola, apadrinhado pelo antigo internacional Miguel Pontes Lutonda.
Em declarações ao Jornal de Angola, o coordenador da actividade, Vasco de Almeida revelou que a iniciativa surgiu com objectivo de massificar e incentivar os jovens à prática do desporto, o basquetebol em particular, bem como na captação de jovens talentos.
Por outro lado, segundo ainda aquele responsável, a ideia dos mentores da iniciativa é de se juntarem aos esforços do administrador de Icolo e Bengo, Nelson Funete, para dinamizar o município e colocar aquela parcela do território nacional na rota do desenvolvimento social, com a contribuição dos munícipes.
A segunda fase da Centralidade do KM 44 começou a ser habitada há quatro anos, e muitos dos actuais moradores eram praticantes amadores de basquetebol, nas zonas onde residiam anteriormente.
“Procuramos uma data para fazer o paralelismo com o basquetebol de rua e achamos oportuno Dia da Paz. Teremos a participação da equipa do distrito urbano de Catete, Bom Jesus, Centralidade do KM44 e Centralidade Zango 8 Mil”, revelou Miguel Lutonda.
Numa próxima oportunidade, a organização pensa alargar o leque de participantes com equipas de Luanda de modo a tornar o evento mais inclusivo: “somos um país com tradição no basquetebol, os números de títulos conquistados é reflexo disso, e não podíamos estar indiferentes”.
O antigo base do 1º de Agosto e da Selecção Nacional, Miguel Lutonda, foi escolhido para apadrinhar o evento por ser carismático e ter o poder de atrair pessoas para actividade por aquilo que representa até aos dias de hoje, segundo Vasco de Almeida.
“O Miguel Lutonda é mesmo um general. Sem qualquer rodeios, mostrou-se disponível e abraçou o projecto desde a primeira hora. Disse que gostava de estar aqui e dar o seu contributo, transmitindo a sua experiência aos jovens”, revelou Almeida.
Por outro lado, o coordenador da actividade acredita que ao estimular jovens a praticar basquetebol, num futuro próximo muitos deles podem ser vistos a representar o 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube, ASA, sem qualquer desprimor as outras equipas.
Fonte: JA
Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/basquetebol-de-rua-icolo-e-bengo-acolhe-torneio-intermunicipal/
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023
–14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO