Controlar os níveis de açúcar no sangue é super importante. Por isso é preciso saber quais alimentos se transformam quando ingeridos.
O açúcar é um dos elementos mais presentes em nossa dieta diária. Ele está presente em quase todos os alimentos que consumimos e gostamos. A definição do que é o açúcar, no entanto, não é algo muito esclarecido. O termo açúcar é utilizado para se referir aos carboidratos de nossa dieta. Apesar de ser crucial em nossa alimentação, o elemento tem sido demonizado e se tornou um inimigo da saúde. Algumas pessoas, inclusive, têm tentado retirar o açúcar por completo de suas dietas.
No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é que a pessoa coma 25 gramas de açúcar por dia, o que equivale a uma colher de sopa cheia ou seis colheres de café. Contudo, a alimentação das pessoas tem uma quantidade muito maior do que essa.
Até porque existem alimentos que podem agir como glicose no corpo. Ou seja, eles se transformam em açúcar no sangue. E isso está ligado de maneira íntima ao bem-estar das pessoas.
Carboidratos simples e complexos
Alimentos como pão, massa, frutas e legumes são ricos em carboidratos, que são fontes primárias de energia. Contudo, quando eles são ingeridos, o corpo os transforma em glicose e dá energia às pessoas. Entretanto, não são todos os carboidratos que fazem essa mesma transformação.
Um exemplo disso são os carboidratos simples. Eles são quebrados de forma rápida e dão um pico precipitado nos níveis de açúcar no sangue. Esse tipo de carboidrato pode ser visto nos açúcares refinados, doces e bebidas açucaradas. Mesmo que eles tragam uma explosão de energia, como são transformados em açúcar rapidamente, isso pode ser um ponto preocupante. Para quem quiser ingerir esses alimentos, a moderação deve ser sempre lembrada.
Entretanto, existem também os carboidratos complexos. Eles se quebram de forma mais lenta por conta do seu teor alto de nutrientes e fibras. Alimentos como aveia, arroz integral e leguminosas são alguns dos exemplos onde eles podem ser encontrados. Esse tipo se transforma em açúcar no corpo de forma lenta e constante, dando energia sem provocar flutuações extremas nos níveis no sangue.
Gorduras e proteínas
Além dos carboidratos, as gorduras e proteínas também se transformam em açúcar. No caso das gorduras, elas retardam a digestão dos alimentos e quando se juntam aos carboidratos podem amortecer os efeitos nos níveis de glicose. Já as proteínas tem um impacto praticamente insignificante no açúcar no sangue, mas conseguem manter a pessoa satisfeita.
Dentre os alimentos que se transformam em açúcar no sangue estão as frutas. Elas são doces, mas também estão repletas de fibras e nutrientes essenciais. Por isso que comer frutas frescas ao invés dos sucos processados faz total diferença no açúcar no sangue.
Assim como o pão branco e outros produtos de farinha refinada que logo se transformam em glicose. Então, substituir eles por suas versões integrais pode ajudar que o açúcar se eleve de forma gradual no sangue.
Açúcar
Além de alimentos que se tornam açúcar no sangue, existem aqueles que o tem como ingrediente e muitas pessoas não sabem. Como por exemplo, os sucos de frutas naturais. Que as frutas tem açúcar isso todo mundo sabe. E quando a fruta é consumida in natura tudo bem. Agora, quando elas são espremidas o açúcar dela é metabolizado pelo corpo como açúcares livres, e eles são o tipo de açúcar que devem ser consumidos com um cuidado maior.
Os molhos são outro exemplo. Eles são ótimos acompanhamentos para a comida. Entretanto, molhos industrializados, como por exemplo o ketchup, tem uma quantidade bem grande adicionada para que o seu sabor seja melhorado e que sua acidez seja equilibrada. Por isso a melhor opção é fazer seus próprios molhos.
Às vezes as pessoas podem achar que estão fazendo uma escolha mais saudável optando por substitutos do leite, mas na realidade não é bem assim. Como por exemplo, beber no lugar do leite bebidas de soja, amêndoas ou então de outros derivados. O que muita gente não sabe é que elas não são livres de açúcares. O leite de amêndoas, por exemplo, pode ter até 20 gramas de açúcar por copo.
Assim como as alternativas do leite, é preciso ter cuidado com os iogurtes. O iogurte diet, por exemplo, tem a maior concentração de açúcar. Isso acontece porque ele precisa conservar sua textura e sabor e o açúcar é a forma de fazer isso substituindo a gordura.
Controlando o açúcar
Por mais que as pessoas pensem que é difícil controlar os níveis de açúcar no sangue, não é. Para isso é necessário um equilíbrio, moderação e escolhas alimentares mais conscientes.
Coisas que podem ser feitas é uma combinação de carboidratos com proteínas magras e gorduras saudáveis, priorizar alimentos ricos em fibras e analisar o tamanho das porções que estão sendo ingeridas.
Fonte: Fatos Desconhecidos
INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI
CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023
–14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO