Mbanza Kongo – Novecentos e 10 mil lotes infra-estruturados serão disponibilizados pelo Executivo angolano até 2027 em todo o território nacional, no âmbito do programa da auto-construção dirigida que visa reduzir o défice habitacional estimado na ordem dos 2,2 milhões de unidades.
A afirmação é do ministro das Obras Públicas, Urbanimso e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, quando falava quinta-feira, no acto da consigação do projecto de mobilidade nas províncias do Zaire, Bengo e Luanda, que decorreu no município do Nzeto.
Segundo o ministro, este programa, que será devidamente acompanhado e dirigido, concretizará o sonho da casa própria por muitos cidadãos, com realce para a juventude.
Quanto aos projectos neste domínio, dirigidos à província do Zaire, lembrou que está em fase de relançamento o projecto de construção de três mil fogos habitacionais, sendo mil 500 para o município de Mbanza Kongo e igual número para o Soyo.
Referiu-se, também, ao projecto da nova urbanização de Mbanza Kongo, em curso, que compreende 13 edifícios de quatro pisos cada, num total de 200 apartamentos de tipo T3, frisando que os trabalhos estão na sua fase conclusiva.
O projecto de mobilidade nas províncias do Zaire, Bengo e Luanda se consubstancia na reabilitação de 93 quilómetros de estrada nestas três regiões do país.
Trata-se do troço da Estrada Nacional EN-100 (via expressa) que liga o Nzeto ao Soyo, com cerca de 45 quilómetros, com realce ao troço de 12 quilómetros entre Nzeto e a ponte Mangal sobre o rio Mbridge.
Ainda no Zaire será reabilitado o troço de 31 quilómetros entre as localidades da Casa da Telha, Mucula e Nó da via expressa, município do Tomboco, que encurtará a ligação entre Mbanza Kongo e o Soyo, sem escalar a vila piscatória do Nzeto.
O pacote global deste projecto, orçado em 127.282.070,00 euros, contempla a reabilitação do troço Cucuaco/Kifangondo, província de Luanda, cujos trabalhos estão a cargo da empresa Mota-Engil Angola, SA e fiscalizados pela DAR Angola.
Está prevista a geração de 450 empregos, durante a primeira fase de execução desses trabalhos que terão a duração de 24 meses.
O governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho que testemunhou o acto, manifestou regozijo pelos projectos das obras públicas, urbanismo e habitação direccionados à região, lembrando ser o cumprimento das promessas feitas pelo Presidente da República, João Lourenço, no ano passado.
Pediu à empresa envolvida nesta empreitada a executá-la nos prazos previstos, assim como à empresa de fiscalização a assegurar a sua materialização com a qualidade exigida e requerida.
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação cumpre, desde quinta-feira, uma visita de trabalho de três dias à província do Zaire, onde além de consigação do projecto aciima refrenciado, orientará, também, outros actos de adjudicação de empteitadas de contenção de ravinas.
Constatará, ainda, os trabalhos de reabilitação da estrada entre a localidade de Nkoko/Luvo/Nóqui.
Fonte: ANGOP
INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI
CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023
–14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO