Os primeiros 100 efectivos do Ministério do Interior, seleccionados para trabalharem no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, encerraram, quinta-feira, a formação em “Segurança Aeroportuária”, realizada na Escola Nacional de Migração, no município de Viana, em Luanda.
Ao discursar no evento, o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, alertou para a necessidade de se melhorar a performance na detecção de todas as práticas ilícitas que representem ameaça para o território nacional.
De acordo com o governante, que falava para os recém-formados e membros do Conselho Consultivo do Ministério do Interior, os órgãos de Defesa e Segurança devem aperfeiçoar a actuação para a detecção de substâncias proibidas e perigosas, na identificação de pessoas que representam ameaça ao ambiente aeroportuário e infra-estruturas conexas, bem como na prevenção e combate à fuga ao fisco e outros actos ilícitos.
“O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto é uma estrutura importante para o desenvolvimento e projecção de Angola em África e no mundo, o que requer toda a atenção em termos de protecção e segurança”, referiu o ministro do Interior, que exortou ainda os recém-formados a assumirem o compromisso pessoal e profissional de agirem com responsabilidade, espírito de entrega, lealdade e respeito aos regulamentos e à Constituição da República.
Segundo Eugénio Laborinho, o curso, em que participaram efectivos de distintos órgãos daquele pelouro, visou capacitar os quadros de conhecimentos sobre asseguramento físico e patrimonial do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto e das pessoas.
“Pretendemos, com esse curso, capacitar os quadros do Minint, com conhecimentos sólidos para lidar com os desafios que se colocam no domínio da Segurança Aeroportuária. Por isso, acreditamos estarem prontos os recém-formados para os desafios que se impõem”, disse o ministro.
Para o titular da pasta do Interior, para que a segurança do perímetro do Aeroporto tenha êxito, é imperioso que este processo formativo seja contínuo e inclusivo, permitindo a partilha de informações entre os distintos órgãos destacados para trabalharem nas instalações aeroportuárias, previstas para serem inauguradas em Novembro próximo.
“Deve haver, sobretudo, maior abertura e comunicação constante entre os órgãos do Ministério do Interior, dos Transportes e da Administração Geral Tributária”, recomendou o ministro.
Eugénio Laborinho reiterou a aposta e o compromisso do Ministério na formação contínua do efectivo, visando a manutenção permanente da profissionalização.
O ministro do Interior revelou que, no caso, o “Curso de Segurança Aeroportuária” representa, também, o culminar de um longo e exigente processo selectivo e orientado para a obtenção de formação específica, adequada ao exercício da função policial no domínio da Segurança Aeroportuária.
“Só com formação teremos o melhor desempenho para enfrentar os desafios no domínio da Segurança Aeroportuária”, concluiu o ministro Eugénio Laborinho.
Formação
O I Curso de Segurança Aeroportuária decorreu de forma prática no interior do Aeroporto Doméstico, tendo participado 100 efectivos da Polícia Nacional, do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), de Investigação Criminal (SIC) e de Protecção Civil e Bombeiros.
Ministrado por técnicos em soluções inteligentes de segurança, de nacionalidade portuguesa, a acção formativa teve carácter intensivo, com duração de 15 dias, no qual foram ministrados conteúdos diversificados sobre a Legislação da Aviação Civil, Segurança de Pessoas e Infra-estruturas Aeroportuárias, Avaliação de Ameaças e Riscos, Prevenção e Controlo de Actos de Interferência Ilícita em Recinto Aeroportuário, Gestão de Crise e Cyber-Segurança.
Fonte: JA
Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/encerrado-primeiro-curso-de-efectivos-para-o-novo-aeroporto-internacional/
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023
–14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO