A Central Geral dos Sindicatos Livres de Angola (CGSILA) vai interpelar, nos próximos dias, a Inspecção Geral do Trabalho, por causa do “silêncio” daquele órgão face ao que considera como “escravatura moderna”, que, segundo o sindicalista, se pratica em muitas empresas, sobretudo nacionais.
O secretário geral da organização, Francisco Jacinto, faz referência ao caso de uma empresa mineira, na província da Lunda Norte, que supostamente acantonou os trabalhadores durante quatro meses, sem contacto com a família.
Esses trabalhadores são propensos a acidentes por causa da elevada carga horária”, denunciou, em declarações exclusivas ao Correio da Kianda.
Outro problema que preocupa a CGSILA é a inexistência em muitas empresas de seguro obrigatório de acidente e doenças profissionais. Segundo a instituição, as entidades empregadoras, por exemplo, refutam-se a cumprir com as suas obrigações, em relação ao trabalhador que adquiriu invalidez durante o trabalho.
Por outro lado, informou também que Angola registou 15 casos de acidentes de trabalho, de Janeiro a Julho do presente ano, sendo que os casos são frequentes nas empresas mineiras, construção civil e transportes, sobretudo camionistas, denunciou o sindicalista.
Fonte: Correio Kianda
Ver mais em: https://correiokianda.info/sindicato-denuncia-escravatura-moderna-nas-empresas-nacionais/
INSCREVA-SE no Canal Ango Emprego para Receber Dicas e Muitas Novidades no Youtube CLIQUE AQUI
CLIQUE AQUI para receber mais Vagas no nosso APLICATIVO para Android – (⬇️BAIXAR App Ango Emprego⬇️)
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023
–14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO