0 Comentários

Famílias em situação de vulnerabilidade beneficiam do Kwenda em Cabinda

Mais de 40 mil famílias em situação de vulnerabilidade, que residem em zonas urbanas e rurais de Cabinda, vão beneficiar de transferências monetárias, no âmbito do Programa de Protecção Social “Kwenda”.

A informação foi tornada pública, na localidade de Nhunca, pelo director provincial do Fundo de Apoio Social (FAS), à margem da cerimónia que marcou o arranque da quarta e última fase do processo de transferências monetárias a famílias em situação de vulnerabilidade, residentes em zonas rurais dos municípios de Cabinda, Cacongo, Buco-Zau e Belize. Daniel Ninji deu a conhecer que cada família vai receber 25 mil kwanzas por trimestre.

Informou que foram disponibilizados para a província de Cabinda 404 mil milhões de kwanzas para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade.

Segundo Daniel Ninji, o programa de transferências monetárias sociais (Kwenda) está a ser implementado na província de forma faseada, dando-se prioridade às zonas rurais, sobretudo dos municípios do Buco-Zau e Belize, onde os níveis de pobreza são mais acentuados.

 “Demos prioridade, na primeira fase de implementação do Kwenda, às zonas rurais dos municípios de Buco-Zau e Belize, onde os índices de pobreza da população são mais acentuados. Na etapa subsequente vamos alargar o programa às zonas urbanas e periurbanas de Cabinda e Cacongo,” reiterou o responsável.

O director provincial do FAS explicou que, para identificar as pessoas na condição de vulnerabilidade, são usados os seguintes critérios: deficiência, albinismo, doenças crônicas que incapacitam o trabalho, pessoas idosas, viúvas e mães chefes de família.

Daniel Ninji exortou as pessoas que reúnam os requisitos referidos no sentido de se dirigirem às comissões de bairro ou de moradores, para serem cadastradas no Sistema de Apoio e Gestão Integrada, visando a sua inscrição no programa Kwenda.

A governadora de Cabinda, Mara Quiosa, que testemunhou a cerimónia de arranque da quarta e última fase do programa de transferências monetárias sociais disse que o apoia às famílias em situação de vulnerabilidade é uma clara demonstração da preocupação do Executivo na busca de soluções tendentes a proporcionar melhor qualidade de vida à população e reforçar a inclusão social.

Segundo a governadora, o Kwenda visa, acima de tudo, reduzir os índices de pobreza nas comunidades, contemplando Transferências Monetárias, Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e Reforço do Cadastro Social Único, acções que estão a contribuir na melhoria da qualidade de vida de muitas famílias em situação de vulnerabilidade, com destaque para as das zonas rurais.

Mara Quiosa disse estar satisfeita por saber que 70 por cento dos beneficiários de transferências monetárias sociais são mulheres mães na condição de chefes de família em situação de vulnerabilidade.

Fonte: JA

Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/mais-de-40-mil-familias-beneficiam-do-kwenda/

Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAMhttps://t.me/angoemprego

-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023

14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2022)
50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO