A segunda fase da recolha de candidaturas para as bolsas externas de estudo, em licenciatura e mestrado, do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) estão abertas, novamente, para os estudantes interessados a partir do próximo dia 1 de Agosto.
As bolsas, que são parte do programa para o ano académico 2023/2024, são, de acordo com o director-geral da instituição, resultante da cooperação entre Angola e Portugal no domínio da formação de quadros.
Milton Chivela explicou que foram disponibilizadas 127 bolsas de licenciatura para os cursos de Biologia, Física, Matemática, Química, Engenharias, Ciências Médicas e da Saúde. Além disso, realçou, a instituição tem ainda cinco lugares para a formação em Pedagogia, direccionada à docente de instituições públicas.
O referido programa tem como objectivo formar cidadãos angolanos em diversas universidades públicas em Portugal, ao abrigo do Regime Especial de Acesso, as áreas de estudo das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (STEM), consideradas prioritárias para o desenvolvimento do país e ainda deficitárias em termos de oferta no Ensino Superior angolano.
Os interessados, destacou, podem apresentar, até ao dia 8 de Agosto deste ano, as respectivas candidaturas, a partir do site www.gesbolsae.com.pt.
Serviços disponíveis
O INAGBE tem, entre os serviços disponíveis para os estudantes, bolsas de estudo externa de mérito, que tem como principal referência a comparticipação do Estado angolano nos encargos inerentes à formação académica, através de um subsídio pecuniário concedido ao cidadão que preencha os requisitos estabelecidos pela instituição para a frequência de cursos de graduação e pós-graduação em Instituições do ensino Superior no país.
Para se candidatar à bolsa de estudo externa de licenciatura é necessário que o estudante tenha idade não superior a 22 anos para candidatos normais, assim como a nacionalidade angolana.
Na atribuição das bolsas de estudo de graduação, para a selecção dos candidatos, são aplicados os seguintes critérios, por ordem de preferência, sendo o mérito académico o de maior importância, seguido do curso prioritário e/ou deficitário, o rendimento familiar e a idade.
Fonte: JA
Ver mais em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/instituto-de-bolsas-de-estudo-abre-segunda-fase-das-inscricoes/
Clique Aqui para Receber Mais VAGAS no nosso TELEGRAM: https://t.me/angoemprego
-26 PROFISSIONAIS MAIS RECRUTADOS EM ANGOLA EM 2022
-59 PAÍSES que Angolanos têm facilidade de Visto e Viajar em 2023
–14 IDEIAS DE NEGÓCIOS QUE DÃO CERTO EM ANGOLA PARA 2023
-CONCURSOS PÚBLICOS EM ANGOLA EM 2023 MAIS FÁCIL PARA SE CANDIDATAR
-NUNCA FALE ISSO NA ENTREVISTA DE EMPREGO
–65 MODELOS CURRÍCULOS: Baixar e Preencher no Word GRÁTIS (2023)
–50 PERGUNTAS MAIS FEITAS EM ENTREVISTA DE EMPREGO